Notícias

100 mulheres cabulosas em 100 dias

26 de setembro de 2017

Faltam menos de 60 dias para encerrar o financiamento coletivo para publicação do livro fotográfico “100 Mulheres Cabulosas”. Nesse período, estão sendo publicadas fotos e vídeos, um por dia, com imagens e histórias de mulheres do passado e do presente. A campanha no Catarse iniciou no dia 18 de agosto e termina dia 25 de novembro e objetiva uma tiragem de 2 mil exemplares, que serão lançados pela Editora Expressão Popular no início de 2018. Parte dos livros serão doados a bibliotecas, escolas e centros culturais. O projeto já recebeu apoio de artistas e intelectuais como Elza Soares, Ana Canãs e a ex ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Meniccuci.

Produzido pelo Levante Popular da Juventude, o projeto resgata a história de personalidades femininas com releituras fotográficas. As integrantes do movimento social interpretam nomes conhecidos como Anne Frank, Elis Regina, Frida Khalo, Maria Bonita e Nina Simone. Mas o material não se restringe a figuras que tiveram notoriedade. O objetivo também é dar visibilidade àquelas que foram centrais na história da humanidade, mas não ganharam o merecido destaque. Margaret Hamilton é uma delas. A cientista estadunidense foi diretora do Laboratório de Instrumentação do MIT, que desenvolveu o programa de voo usado no Apollo 11, a primeira missão tripulada à Lua. 

Com uma trajetória diferente, Carolina Maria de Jesus foi moradora da favela do Canindé, zona norte de São Paulo. Registrou o cotidiano da cidade através do seu olhar como catadora de lixo. Atualmente, é considerada umas das mais importantes escritoras negras do Brasil.

  100 dias de ocupação contra o retrocesso 

“Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida”. Essa frase é de autoria de outra “cabulosa” retratada no livro, a filósofa francesa Simone de Beauvoir, uma das maiores referência na literatura feminista mundial.

 “Apesar de ter sido escrita em outro período histórico, a frase nunca foi tão atual”, entende Isis Medeiros, fotógrafa e uma das idealizadoras do livro. A militante explica que o golpe, que retirou a primeira presidenta do país, está realizando uma grande ofensiva contra os direitos conquistado pelas mulheres nos últimos anos. 

 “A crise política e os retrocessos na vida das mulheres se intensificaram com o golpe sofrido pela primeira mulher democraticamente eleita em nosso país. Além de formar um ministério apenas com homens, o atual governo fechou secretarias de políticas para mulheres e é responsável pelo aumento exponencial do desemprego, o que leva as mulheres de volta ao lar e, consequentemente, à dependência em relação aos homens”, analisa Isis.

Para enfrentar esses retrocessos, as “100 Mulheres Cabulosas da História” pretendem utilizar a reta final da campanha para trazer exemplos que possam contrapor esse cenário. Dentro dessa estratégia, serão realizadas quatro rodas de conversa, com transmissão ao vivo, para debater os atuais desafios das mulheres no país.

 Mais informações:

Isis Medeiros: (31) 99321-0726

Vídeo de lançamento da campanha no facebook >  https://goo.gl/iF8yHE

Link do vídeo para download >  https://we.tl/1YAcxqeEPa

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha