Notícias

Abdicar do ensino superior é um passaporte para o subdesenvolvimento

2 de maio de 2019

Por Wadson Ribeiro*

O ministro da Educação, Abraham Weintrub, anunciou o corte orçamentário de 30% nas universidades e institutos federais. Justificou a medida por supostas dificuldades financeiras, baixa produtividade acadêmica e, pasmem, “balbúrdias” nos campi. A decisão atenta contra a autonomia das universidades e revela o total desapreço do governo Bolsonaro com a democracia e com suas instituições superiores de ensino.

As primeiras universidades no mundo datam do início do século XI. As criadas em Bologna e Paris são quase milenares. Na América Latina, a primeira universidade surge em Santo Domingo, na República Dominicana, no início do século XVI. No Brasil, as primeiras universidades irão surgir apenas na segunda década do século XX, tendo a Universidade do Rio de Janeiro como precursora. Antes disso, o Brasil possuía faculdades isoladas, como a de medicina na Bahia, mas não ainda não constituía um sistema universitário como conhecemos hoje. Nosso atraso é fruto de um processo de colonização explorador e de uma elite tacanha.

Ao longo do último século, um profundo debate sobre o papel das universidades se desenrolou no Brasil. Um rico processo que sofreu grande influência da Reforma de Córdoba, realizada na Argentina em junho de 1918. A construção da Universidade de Brasília, na década de 1960, foi a materialização dos ideais da sonhada reforma universitária. E foi justamente a UNB, juntamente com Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal da Bahia, que sofreu os primeiros ataques de Bolsonaro. O sistema universitário deve ser laico, com ensino, pesquisa e extensão, gozando de autonomia de gestão financeira, acadêmica e científica. Seu ensino deve ser capaz de reproduzir autocraticamente e estar atento e alicerçar um projeto soberano e democrático de nação.

Comparar os investimentos das universidades públicas federais com o ensino fundamental, como quis fazer o ministro da educação, é algo que não se sustenta. Universidade requer grandes investimentos, porque estamos falando de pesquisas, mestrados e doutorados, laboratórios, hospitais, insumos e todo um leque de investimentos para o bom funcionamento das instituições. O que o governo precisa não é cortar verba das universidades, mas sim aumentar o orçamento para a educação básica, que também é subfinanciada. A falsa contradição entre ensino básico e superior só interessa ao mercado da educação, que quer diminuir os investimentos públicos e privatizar as universidades.

Um país que abdica de seu ensino superior está fadado ao subdesenvolvimento. Muitas vezes, as pesquisas universitárias conseguem obter resultados décadas mais tarde, pois a ciência tem seu tempo. Não podemos basear o financiamento educacional em situações imediatistas, como a empregabilidade dos alunos egressos ou no “ranking” das instituições, pois muitas vezes é impossível mensurar a produção acadêmica e científica por resultados imediatos.

A pretexto de combater uma “ideologia de esquerda” nas universidades, o que a turma de Bolsonaro quer é acabar com as universidades públicas, sufocar seu financiamento e moldar seu pensamento. Assim como propôs a Reforma de Córdoba, o que temos que construir é uma universidade se pinte de negro, de branco de amarelo, de índio e siga sendo esse espaço de luta de ideias, do contraditório, da inquietude e do futuro do mundo.

*Wadson Ribeiro é presidente do PCdoB-MG e foi presidente da UNE e secretário de Estado em Minas Gerais

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha