Notícias

Assembleia de Idiomas aprova proposta de manutenção da CCT

6 de julho de 2020

Professoras e professores de idiomas realizaram assembleia virtual no último sábado, 04/07, em que votaram pela manutenção da Convenção Coletiva de Trabalho, que está para ser assinada. Assim como na CCT/MG, assinada no último mês, o documento mantém direitos históricos dos/as professores/as de idiomas, como o pagamento de hora-extra. Mantém também o direito ao recesso e férias para os/as professores/as que têm trabalhado em regime remoto, sendo que 15 dias serão consecutivos e preferencialmente em janeiro de 2021, e a flexibilização do restante dos dias deverá ser negociada junto às escolas de acordo com a realidade de cada professor/a. Além disso, os/as professores/as que trabalharam de forma remota ficam desobrigados de compensar os dias ou horas assim teletrabalhados. Outra importante conquista é que o retorno às aulas presenciais só ocorrerá com a autorização da Comissão de Controle da Pandemia da Covid-19 e dos órgãos competentes do estado.

A manutenção da CCT é considerada uma conquista, frente às recentes tentativas do patronal de retirada de direitos, como as propostas de redução do piso salarial, não reajuste salarial em 2020 e possibilidade de trabalho aos domingos e finais de semana. Essas propostas, felizmente, foram barradas pela organização dos/as professores/as, que não aceitaram fechar o acordo anterior diante de tantos retrocessos.

Assim também como ocorre com a CCT/Minas, a convenção foi aprovada pela assembleia, com adequações impostas pelo contexto de pandemia, como a aplicação da MP 936, que garante estabilidade de emprego  para os/as professores/as que sofrerem a aplicação da medida. Sobre isso, o Sinpro Minas continua alertando que todas as propostas de alteração de contrato sejam encaminhadas ao Sindicato, para que todos os direitos previstos sejam garantidos.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha