Notícias

Assembleia decide pela renovação da Convenção Coletiva de Trabalho

17 de maio de 2017

Mais um passo foi dado na campanha reivindicatória dos/as professores/as da rede privada de ensino de Belo Horizonte e região. Na manhã desta quarta-feira, 17/5, a categoria, incluindo também os/as professores/as de Idiomas, esteve reunida em assembleia realizada no hall principal da Assembleia Legislativa. A posição da categoria de não aceitar nenhum direito a menos continua firme e fez com que as negociações avançassem. A assembleia de hoje aprovou a proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho e a recomposição salarial pelo índice do INPC(4,57%), retroativo à data base. 

Sobre a validade da convenção, passa a ser de um ano e não de dois, como nas últimas campanhas reivindicatórias. De acordo com Valéria Morato, presidenta do Sinpro Minas, o sindicato patronal, Sinepe/MG, apresentou a contraproposta da convenção com pequenas alterações na redação, mas que não retiram direitos. Para os/as professores/as de Idiomas, o reajuste acordado é de 4%, o que representa o arredondamento do índice pelo INPC (3,99%) acumulado na data-base desse segmento (maio).

Valéria avalia que, mesmo com toda a ofensiva dos interesses patronais, essa proposta representa uma vitória em um contexto de fortes ataques aos direitos trabalhistas conquistados historicamente. “Não teremos ganho real neste ano, mas também não temos a retirada de nenhum direito. Nesse momento conjuntural isso é extremamente importante”, destaca. 

Para Valéria, a proposta aprovada é fruto de muita mobilização da categoria, frente a um sindicato patronal que não valoriza o trabalho do corpo docente e é a favor da reforma trabalhista, para aplicá-la em suas escolas, precarizando ainda mais o trabalho dos/as professores/as.

Durante a assembleia, várias/os professores/as lembraram que a luta da categoria reflete a situação de toda a classe trabalhadora brasileira, neste atual contexto político. Valéria Morato lembrou que é preciso seguir em resistência e combate às reformas que têm sido aprovadas por este governo ilegítimo de Michel Temer.

Unidade e luta

Valéria Morato convocou todos/as os/as professores/as para fortalecer a luta nacional e ocupar Brasilia no próximo dia 24 de maio. “Vamos juntos/as a Brasilia para dizer não à reforma da previdência, não à reforma trabalhista que fazem com que os/as trabalhadores/as brasileiros/as voltem ao tempo da escravidão. Nosso lema “resistir para avançar” vale mais do que nunca também nas lutas gerais”, afirmou.

Os interessados(as) em participar do “Ocupa Brasilia” podem entrar em contato com o Sinpro Minas e deixar o nome para a organização da ida ao ato.

Ouça a entrevista com Valéria Morato sobre a Assembleia:

https://soundcloud.com/r-dio-sinpro-minas-2/assembleia-de-professores-decide-pela-renovacao-da-convencao
 

01_normal
Para Valéria, a proposta aprovada é fruto de muita mobilização da categoria, frente a um sindicato patronal que não valoriza o trabalho do corpo docente

IMG_0783
Valéria avalia que, mesmo com toda a ofensiva dos interesses patronais, essa proposta representa uma vitória em um contexto de fortes ataques aos direitos trabalhistas conquistados historicamente

04
Professores/as e diretoras/es do Sinpro Minas falaram sobre a realidade docente e a conjuntura nacional.

07
Professores/as e diretoras/es do Sinpro Minas falaram sobre a realidade docente e a conjuntura nacional.

08
Professores/as e diretoras/es do Sinpro Minas falaram sobre a realidade docente e a conjuntura nacional

09
Professores/as e diretoras/es do Sinpro Minas falaram sobre a realidade docente e a conjuntura nacional

IMG_0807
Professores/as e diretoras/es do Sinpro Minas falaram sobre a realidade docente e a conjuntura nacional.

06
Professores/as e diretoras/es do Sinpro Minas falaram sobre a realidade docente e a conjuntura nacional.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha