Notícias

Assembleia rejeita reajuste parcelado e abaixo da inflação

2 de maio de 2016

Em assembleia no Sinpro Minas, no dia 30 de abril, os professores do setor privado de ensino de Minas Gerais rejeitaram a proposta do patronal de reajuste abaixo do INPC, parcelamento do índice, e decidiram, nos próximos dias, dialogar com a comunidade escolar sobre o aumento das mensalidades escolares, que, apesar do discurso patronal, não foi devidamente repassado ao salário dos professores.

Além disso, na assembleia, os professores reafirmaram a pauta de reinvidicações, entregue ao patronal em novembro de 2015, que prevê, entre outros pontos: a recomposição pelo INPC e aumento real, a unificação dos pisos salariais e das datas-base, o aumento do adicional extraclasse, a estabilidade no emprego, e a regulamentação da Educação a Distância. Essas deliberações também foram aprovadas na assembleia de professores realizada emVarginha, no dia 30 de abril.

Nas assembleias, também foi debatida a situação política do país, em que há uma clara ofensiva golpista contra a democracia e os direitos trabalhistas, que afeta as negociações entre trabalhadores e patrões. No caso do Sinpro Minas, essa ofensiva tem refletido nas mesas de negociação onde o patronal se recusa a discutir a pauta dos professores, que visa obter melhorias nas condições de trabalho, o que repercute diretamente na qualidade da educação oferecida nas escolas particulares do estado.

Nova reunião com patrões: nenhum avanço

Nesta terça-feira (03/05), houve nova rodada de negociações com o patronal, no Sinep/MG. Entretanto, mais uma vez, os donos de escolas se negaram a reconhecer os direitos dos professores/as e continuam oferecendo reajuste com índice inferior ao da  inflação. Segundo a presidenta do Sinpro, Valéria Morato, os professores também se mantém firmes nas suas reivindicações. “Como já havia sido acordado na assembleia do dia 30, vamos reiterar a nossa pauta da campanha salarial, pois os/as professores/as não aceitam negociar índices abaixo da inflação, muito menos qualquer proposta de parcelamento que afronte os interesses da categoria”. Valéria Morato disse ainda que o Sinpro Minas vai para a porta das escolas dialogar com alunos/as e  pais de alunos/as sobre essa realidade. “Eles precisam saber que estão sendo enganados e que os reajustes nas mensalidades escolares, feito com justificativa de aumento  salarial para professores, não  é verdade. Não vamos aceitar essa situação. Estamos estudando também o indicativo de um paralisação, além de recorrermos à Justiça”.

Professores não aceitam perdas salariais

Reajuste abaixo da inflação e parcelado é inaceitável

Em setembro de 2015, como acontece todos os anos, com antecedência mínima de 45 dias do início do ano letivo, os representantes do Sinep/MG anunciaram as previsões de reajustes das mensalidades das escolas. A justificativa foi que o ‘insumo’ mais pesado nas escolas é o humano −  salários e encargos trabalhistas de professores de pessoal administrativo. (Mensalidade sobe até 14%, Jornal O Tempo, 24/09/2015).

Assim, desde o final de 2015, a maioria das escolas privadas cobrou e recebeu a primeira mensalidade de 2016, em forma de matrícula. Conforme o levantamento feito pelo Sinpro Minas e pelas estimativas dos jornais Estado de Minas, O Tempo, Hoje em Dia e o site Mercado Mineiro, a média do reajuste praticado pelas escolas privadas foi de 13%.

Agora, no mês de abril de 2016, data-base da categoria para o reajuste do salário dos professores, nossa modesta reinvindicação de 13,21% (9,91%, que é o índice do INPC, mais ganho real de 3%) é vista pela representação dos donos de escolas como algo absurdo e fora da realidade. O aumento das mensalidades que foi justificado, principalmente, para fazer face ao reajuste dos professores ficou no esquecimento. A conversa agora é outra.

As contas não fecham

A proposta apresentada pelo Sinep/MG para os professores é um reajuste de 6%, com vigência a partir de 1º de abril, 1% a partir de 1º de agosto e 1% a partir de 1º de outubro (não cumulativos, chegando a 8% no final) ou, aternativamente, 7% a partir de 1º de abril/2016.

Para a inflação de 9,91% (INPC-IBGE) e um reajuste médio de 13% nas mensalidades, oferecem aos professores 7% ou 8% parcelados. O despropósito absurdo acentua-se mais quando consideramos a realidade dos números dos últimos anos.

tabela1infograficotabela2

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha