Comunicado à comunidade escolar | SINPRO MG | Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais representa os docentes do setor privado de ensino e conta hoje com uma base de cerca de 80 mil professores.

Comunicado à comunidade escolar

CR1

Informamos aos/às alunos/as e a toda comunidade escolar que os/as professores/as do sistema privado de ensino se encontram, mais uma vez, em um momento de mobilização em defesa dos seus direitos por causa da investida patronal que anseia retirar inúmeros deles. Por este motivo os/as professores/as irão paralisar as atividades no dia 19/04, para participarem de assembleia da categoria.

A posição patronal tem criado obstáculos para avanços reais, negando inúmeros direitos dos/as professores/as e também tentado retirar conquistas históricas da categoria. Por outro lado, as principais instituições de ensino aumentaram em até 12% o valor das mensalidades, ou seja, aumento quatro vezes maior que o índice de inflação acumulada, que foi em torno de 3%, um reajuste voltado ao lucro e não à garantia de direitos dos/as trabalhadores/as da educação. Os donos de escolas sequer oferecem a recomposição salarial.

Essa é uma posição que reflete a situação política do país. Uma conjuntura de perseguição aos direitos da classe trabalhadora em prol do grande capital, que se aprofunda desde a aprovação da reforma trabalhista. Assim, os/as professores/as estão em luta não só pelos seus direitos, mas pela qualidade da educação que cairá se a proposta patronal for aprovada.

Contamos com a compreensão de pais, mães e alunos/as neste momento de mobilização da categoria. Todos/as estão convidados/as a também construir essa luta ao lado dos/as professores/as. A conquista e manutenção de direitos e de um salário digno representa também a luta pela valorização da educação.

Sinpro Minas – Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais