Notícias

Cresce confiança dos brasileiros nos sindicatos, revela pesquisa Ibope

2 de agosto de 2017

Os brasileiros confiam mais nos sindicatos do que em partidos, governos ou presidentes da República. É o que revela uma pesquisa recente do Ibope Inteligência que avaliou o Índice de Confiança Social (ICS) de 20 instituições públicas e entidades sociais do país.

Os sindicatos são vistos como mais confiáveis por jovens de 25 a 29 anos das classes D e E. E a confiança aumentou à medida que se agravava a crise política e econômica no país: subiu de 41%, em 2015, para 44%, em 2017. Neste período também se intensificaram os atos públicos e manifestações em defesa dos direitos sociais e trabalhistas e da democracia em todo o Brasil, movimento que contou com forte protagonismo dos sindicatos e centrais sindicais.

Para o vice-presidente da CTB, Nivaldo Santana, as jornadas de luta e greves recentes têm papel importante no cenário apresentado na pesquisa. “As mobilizações em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores, as grandes jornadas de luta, com destaque para a maior greve geral do país, em 28 de abril, são fatores essenciais para compreender o aumento da confiança e do respeito na principal organização de massa dos trabalhadores, que são os sindicatos”, avalia Santana.

O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 19 de julho, com 2002 pessoas a partir de 16 anos, em 142 municípios do país. Os bombeiros, a Igreja, a Polícia Federal, as Forças Armadas e as escolas públicas ficaram entre as cinco instituições mais confiáveis na avaliação dos brasileiros. Já o presidente da República, os partidos políticos, o Congresso Nacional e o governo federal aparecem nas últimas posições na pesquisa.

A confiança na Presidência da República foi a que apresentou a variação mais expressiva: de 44 pontos em 2014 para 14 neste ano. Em 2009, a presidência aparecia na 5° colocação entre instituições com maior credibilidade e hoje está no 17° lugar – a antepenúltima posição. Confira a pesquisa na íntegra aqui.

FGV

Um outro estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas no final de 2016 também incluiu os sindicatos em uma pesquisa para avaliar a confiança dos brasileiros na Justiça brasileira. No levantamento, as organizações sindicais ficaram com 25% de confiança, antes das redes sociais (twitter/facebook), com 23%, Presidência da República, com 11%, Congresso Nacional, com 10%, e partidos políticos, com 7%.

O Poder Judiciário teve 29% da confiança da população, bem atrás das Forças Armadas, que liderou este ranking com 59% da confiança, da Igreja Católica (57%), imprensa escrita (37%), Ministério Público (36%), grandes empresas (34%) e emissoras de TV(33%).

Foram entrevistadas 1.650 pessoas residentes nas capitais e regiões metropolitanas do Distrito Federal, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo durante o primeiro semestre de 2016.

Fonte: Portal CTB 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha