Notícias

Diretoria do Sinpro Minas realiza a última reunião ampliada do ano

3 de dezembro de 2019

A direção do Sinpro Minas realizou nesta segunda-feira, 2/12, sua última reunião ampliada do ano, fazendo um balanço da conjuntura política nacional, dos problemas enfrentados pelos trabalhadores da educação e sua entidade, além da eleição da nova diretoria para os próximos quatro anos.

A presidenta Valéria Morato foi eleita para mais um mandato à frente da entidade e a nova gestão do sindicato começa seus trabalhos a partir de 1º de janeiro. Ao abordar os problemas enfrentados pela categoria e sua gestão, Valéria falou da necessidade de criação de um canal de recebimento de denúncias dos professores por perseguição, abordou a PEC que propõe o fim da unicidade sindical, a ofensiva para desorganizar os trabalhadores e as demissões que têm ocorrido nas escolas. “Mais do que nunca precisamos ouvir e acolher os professores, dar atenção a eles nesse momento em que acontecem muitas demissões. Os professores não serão desamparados pelo Sinpro”, afirmou Valéria, ressaltando a necessidade de implantação de um plantão jurídico e de diretores para atendê-los.

Já o diretor do Sinpro e coordenador-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), vereador Gilson Reis, apresentou uma análise de conjuntura ressaltando as dificuldades colocadas pelo governo Bolsonaro ao movimento sindical e à educação. “O ministro Paulo Guedes tem acelerado o processo de redução do Estado e, com a implementação da carteira verde e amarela, a medida provisória que aprofunda a reforma trabalhista, por exemplo, tem, pelo menos, oito inconstitucionalidades”, disse.

Após destacar a uberização do trabalho e como os trabalhadores superexplorados cada vez mais precisam do sindicato, Gilson lembrou como o Executivo e o Judiciário, entre outras instituições, têm se mostrado incapazes de apontar saídas positivas da crise para a população. “Neste momento, os sindicatos têm uma grande importância diante dos ataques aos direitos dos trabalhadores. É quando os trabalhadores mais precisam dos sindicatos. O desemprego está enorme, a situação de vida dramática, pois 50% dos trabalhadores, segundo a PEA (População Economicamente Ativa), ou estão desempregados ou subempregados”, acentuou.

Na parte da tarde, a diretoria fez um balanço da campanha reivindicatória deste ano, abordando as dificuldades ocorridas nas rodadas de negociação, os acertos, erros, expectativas e rumos para a próxima campanha reivindicatória, que já está em andamento, mas que se inicia mesmo com a entrega da pauta aos sindicatos patronais. Foi feito em seguida também um balanço das eleições, na qual a chapa um recebeu 97% dos votos válidos, o que demonstra o respaldo da categoria ao Sinpro, além da responsabilidade que o sindicato tem com a categoria. Por fim, Valéria ressaltou que os desafios que virão são muitos e temos que estar preparados para eles. Que venha 2020.

Reunião de diretoria do Sinpro Minas
Reunião de diretoria do Sinpro Minas

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha