Notícias

É fundamental celebrar o Dia da Consciência Negra

20 de novembro de 2018

Mais do que nunca, em tempos de intolerância e discriminações, é fundamental celebrar o 20 de novembro, dia da união e consciência negra. Isso é importante, não só para as pessoas que se definem como de raça e cultura afrodescendente, mas para toda a sociedade brasileira.

No Brasil, de acordo com a Constituição, toda expressão de racismo é considerado crime grave. No entanto, desde a recente campanha eleitoral e por responsabilidade do candidato eleito, temos assistido a nova onda de manifestações racistas, especialmente com pessoas negras.

Isso não teria consequências tão trágicas se esse tipo de atitude não encontrasse enraizados na memória cultural dos brasileiros o velho preconceito e a brutal discriminação racial, heranças da escravidão. Oficialmente, essa foi abolida, mas, na prática, se prolonga viva em relações de trabalho injustas e em uma estratificação social rígida e impiedosa.

De acordo com o censo mais recente, 50,7% da população se declarou negra. Isso significa mais da metade dos brasileiros. Infelizmente, a maioria desses irmãos e irmãs ainda representa a parte mais empobrecida da população brasileira.

Em todo o Brasil, mais do que qualquer outra faixa da população, jovens negros são vítimas da violência e de assassinatos nas periferias. Também, cada dia, comunidades religiosas afrodescendentes são agredidas e atacadas por grupos que se denominam cristãos.

A Constituição de 1988 garante o direito das comunidades remanescentes de quilombos à posse de suas terras ancestrais e à manutenção de sua cultura própria. Existem hoje no Brasil mais de 2.800 comunidades quilombolas. No Congresso, há iniciativas, agora facilitadas pelo novo governo, que visam anular a Constituição federal e dar poder aos estados de retirar quilombolas e indígenas de suas terras ancestrais.

Todos nós, brasileiros, temos responsabilidade social de trabalhar por um país mais igualitário e justo. Para os cristãos, um valor central que a Bíblia aponta é a cidadania de todos os seres humanos, como filhos e filhas de Deus e cidadãos do seu reino. Onde há aspiração e luta pela liberdade, aí está presente o Espírito Divino (Cf. 2 Cor 3, 16)

Que esse aniversário do martírio do Zumbi confirme e reavive em todos nós o caminho de comunhão e partilha!

Marcelo Barros | Brasil de Fato

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha