Programa de TV do Sinpro Minas recebe prêmio de jornalismo

Prêmio Délio Rocha

O programa de TV do Sinpro Minas recebeu mais uma premiação nessa quarta-feira (17/12). Com reportagem sobre a democratização da mídia, o Extra-Classe ficou em segundo lugar na categoria TV do 8o Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público, organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG).

A reportagem, feita pela equipe de Comunicação do Sinpro Minas (Débora Junqueira, Denilson Cajazeiro, Cecília Alvim, Saulo Martins e Nanci Alves), com co-produção da Movimento Comunicação, aborda as discussões em torno da concentração dos meios de comunicação no país. “O tema é fundamental para que a democracia brasileira avance, e esse debate tem sido interditado pela mídia tradicional, concentrada nas mãos de poucos grupos econômicos, contrariando inclusive o que estabelece nossa Constituição”, destacou Aerton Silva, diretor de Comunicação do Sinpro Minas.

O primeiro e o terceiro lugares foram para a TV Globo, com duas séries de reportagens sobre tráfico de drogas na Praça 7, no centro de Belo Horizonte, e acerca de mulheres envolvidas com o crack.

Este é o terceiro prêmio neste ano que o programa de TV do Sinpro Minas recebe. Em setembro, duas reportagens do Extra-Classe ficaram em primeiro e segundo lugares no Prêmio Adep-MG de Jornalismo, organizado pela Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais. No ano passado, o programa também ficou em terceiro lugar no Prêmio Délio Rocha. A revista Elas por Elas também já recebeu duas premiações nacionais.

“Esses prêmios respaldam a comunicação alternativa que buscamos fazer e reforçam a tese defendida pela diretoria do sindicato, de que é preciso dialogar não só com a categoria, mas com toda a sociedade. Procuramos discutir temas importantes na sociedade, com outros olhares, que, por interesses ideológicos dos grandes grupos econômicos, não ganham o devido espaço na arena pública”, afirmou Aerton Silva.

Délio Rocha
Promovido desde 2007, o prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público visa estimular, divulgar e prestigiar os trabalhos de interesse público produzidos pelos jornalistas mineiros. Neste ano, 130 trabalhos concorreram em seis categorias.

O programa Extra-Classe é produzido pelo Sinpro Minas e veiculado na TV Band Minas, todos os sábados, das 8h às 8h20 da manhã, com reprises na TV Comunitária. Há mais de seis anos no ar, exibe entrevistas de estúdio e reportagens sobre educação, trabalho, cidadania, movimentos sociais, meio ambiente, cultura, entre vários outros temas da atualidade, sob o ponto de vista dos professores. Apresenta, ainda, a cobertura de eventos realizados ou apoiados pelo Sinpro Minas e uma agenda com dicas de atividades culturais e cursos voltados para a formação dos professores.

Confira abaixo a reportagem premiada sobre a democratização da mídia.