Notícias

Filme Encantados: pré-estreia com entrada franca para professores

5 de março de 2018

ENCANTADOS”, o novo filme de Tizuka Yamasaki, 12º longa de sua carreira, faz uma pré-estreia nesta terça-feira, dia 06 de março, às 10h30, no Cinemark BH Shopping, com entrada franca para professores e professoras. Para participar, é necessário confirmar presença ainda hoje, segunda-feira, dia 05/3, pelo  e-mail letvidal@hotmail.com ou no whatsapp 31 99794.8099.

A estreia em todo o país, será em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, nas salas de cinema do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Recife.

A personagem central do novo longa de Tizuka não poderia ser mais simbólica nessa data. A diretora conta a história real de Zeneida Lima, que enfrentou os pais para seguir seu dom espiritual, e também a sociedade para levar adiante seus ideais, a defesa da natureza e a fundação de um instituto na Ilha do Marajó, com um programa educacional para atender crianças da periferia da região.

Por suas crenças e convicções, ela sofreu preconceito, mas, certa de sua missão, transpôs barreiras e tornou-se uma líder, uma das importantes personalidades do Estado do Pará e do País. Tizuka sempre retratou mulheres fortes, empoderadas, desde o clássico ‘GAIJIN’, passando pelo sucesso juvenil ‘LUA DE CRISTAL’ e pela libertária Anayde Beiriz de ‘PARAHYBA MULHER MACHO’, até o documentário “TOMIE” que realizou sobre a artista Tomie Ohtake e, agora, o filme sobre Zeneida Lima.

Inspirada pelo livro ‘O MUNDO MÍSTICO DOS CARUANAS DA ILHA DO MARAJÓ’, a diretora fez uma livre adaptação da história de Zeneida, focando num momento crucial de sua vida: a transição da menina para a adolescência, em que seus dons para curar com elementos da natureza se afloram em meio a um turbilhão de sentimentos e questionamentos característicos dessa fase da vida e a descoberta do primeiro amor.

Veja o trailer do filme

Sinopse

 
filme
 

Zeneida é a mais velha de oito irmãos, que moram com a mãe Zezé (Letícia Sabatella) e com Cotinha (Dira Paes), uma cabocla, filha de criação da família, em Belém (PA).

No entanto, o advogado Angelino (José Mayer), pai dos oito filhos que teve com Zezé, sua amante, não quer que sua vida ‘clandestina’ prejudique a carreira política e, por isso, decide mandar toda a família para sua fazenda na Ilha de Marajó. Zeneida parte de Belém a contragosto, mas é na ilha que a adolescente vai vivenciar uma série de descobertas transformadoras.

Lá ela conhece Antônio (Thiago Martins), um ser da natureza, um encantado. Esse amor, no entanto, não é aceito pelos pais, pois somente Zeneida pode vê-lo.

Para os pais, Antônio pertence ao imaginário da filha. Acham que ela está enlouquecendo. Além disso, Zeneida precisa enfrentar os próprios conflitos, anseios e dúvidas e desenvolver suas habilidades de pajé, com a ajuda de mestre Mundico (Ângelo Antônio) e de Cotinha, a única na casa que a entende.

‘ENCANTADOS’ é uma coprodução entre Globo Filmes e Scena Filmes. A distribuição está por conta da Riofilme, sob o comando de Marco Aurélio Marcondes. O filme traz ainda no elenco Anderson Muller, além das participações especiais de Laura Cardoso e Cássia Kis Magro. O longa, que teve pré-estreia no Pará no final de 2017, foi premiado na 38.ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, na categoria Festival da Juventude, Tizuka também conquistou o prêmio de melhor diretora por ‘ENCANTADOS’ no 31.º Festival de Cinema de Trieste, na Itália.

Mais informações com a assessoria de imprensa:  Leticia Vidal (31) 99794.8099

Veja

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha