Notícias

Fortuna de seis brasileiros é igual à renda dos 100 milhões mais pobres no país

26 de setembro de 2017

A era dos extremos é hoje. A obra clássica do historiador britânico Eric Hobsbawn, que fez uma profunda análise do século XX, já antecipava o colapso das teorias econômicas que marcaram os anos 1990, acirrando as desigualdades sociais e sinalizando com um cenário de absoluta insegurança social.

Hobsbawn bem diz na conclusão do livro que não “se atreveria” a prever o mundo no século XXI que se avizinhava (“A era dos extremos” foi publicado em 1994).

Pois os extremos políticos, econômicos e sociais vêm dando a tônica deste início de século XXI. Divulgado nesta segunda (25), estudo da Oxfam Brasil revela que seis brasileiros possuem riqueza equivalente ao patrimônio dos 100 milhões de trabalhadores e trabalhadoras mais pobres.

São eles: Jorge Paulo Lemann (AB Inbev), Joseph Safra (Banco Safra), Marcel Hermmann Telles (AB Inbev), Carlos Alberto Sicupira (AB Inbev), Eduardo Saverin (Facebook) e Ermirio Pereira de Moraes (Grupo Votorantim).

Levantamento anterior da Oxfam internacional já tinha revelado que, no mundo, oito pessoas detêm o mesmo patrimônio que a metade mais pobre da população e mais de 700 milhões de pessoas vivem com menos de US$ 1,90 por dia. Os estudos mostram que a concentração de renda no Brasil e no mundo não parou de crescer. Nem mesmo durante os governos de Lula e Dilma – houve inclusão social, mas o topo da pirâmide continuava se ampliando.

A situação no Brasil é agravada por uma disparidade de renda ainda mais alarmante: os 5% mais ricos detêm a mesma fatia de renda que os demais 95%. Uma trabalhadora que ganha um salário mínimo por mês, por exemplo, levará 19 anos para receber o equivalente aos rendimentos de um super-rico em um único mês.

É sobre este cenário de desigualdades extremas que se debruça o relatório  “A Distância que nos Une – Um Retrato das Desigualdades Brasileiras”. que fornece subsídios importantes ao debate público sobre a redução das desigualdades dentro da sociedade brasileira para se construir um país mais justo.

“Tal debate é especialmente urgente nos tempos atuais. Não somente pelos níveis extremos de desigualdades que são eticamente inaceitáveis e nos transformam em uma sociedade onde uma parte da população passa a valer mais que outra, mas também pelos recentes e preocupantes retrocessos em direitos, nunca vistos desde a reabertura democrática no Brasil. Após a proclamação da Constituição de 1988, o nosso país iniciou uma trajetória geral de redução de desigualdades. Renda e serviços essenciais passaram a ser mais equitativamente distribuídos na sociedade, especialmente pela elevação do nível de vida dos estratos mais pobres da população e pela progressiva consolidação de políticas públicas inclusivas. Por outro lado, manteve-se estável a extrema concentração de renda e patrimônio no topo da pirâmide social”, afirma a diretora executiva da Oxfan Brasil, Katia Maia.

Quem paga impostos é o pobre e a classe média

O estudo também joga luz em outra contradição brasileira: é a parcela mais pobre da população que mais paga impostos, proporcionalmente à renda. Enquanto os pobres e a classe média gastam 32% do que recebem em tributos, os mais ricos, com salários ou ganhos acima de dez mil reais, desembolsam apenas 21% de sua renda para pagar impostos.

Pessoas que ganham 320 salários mínimos mensais pagam uma alíquota efetiva de imposto (paga após descontos, deduções e isenções) similar à de quem ganha cinco salários mínimos mensais, e quatro vezes menor em comparação com declarantes de rendimentos mensais de 15 a 40 salários mínimos.

Isso acontece porque as alíquotas de impostos crescem até a faixa dos 20 a 40 salários mínimos e depois passam a cair, justamente para os grupos mais ricos do país. O que permite que isso ocorra, diz o relatório, são duas distorções no imposto de renda: a isenção de impostos sobre lucros e dividendos e a limitação de alíquotas no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

No Brasil, a renda mais baixa também é a que paga mais impostos indiretos (cobrados sobre produtos e serviços): 28% de tudo o que ganham os mais pobres é consumido para este fim, enquanto que os mais ricos pagam somente 10% do rendimento neste tipo de tributo.

Acesse o estudo na íntegra aqui.

Portal CTB

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha