Notícias

Greve da educação privada continua!

30 de abril de 2018

Professoras e professores decidem manter greve

Reunidos em assembleia, professoras e professores do setor privado de ensino de Minas decidiram estender a greve até esta quarta-feira, 2/5, quando voltam a avaliar o desenrolar das negociações às 18h, no hall da Assembleia Legislativa.

A categoria entendeu que as negociações com o sindicato patronal no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que duraram mais de sete horas, pouco evoluíram e, por isso, decidiu continuar parada.

Os principais pontos que os professores exigem são:

1.Continuidade das homologações das rescisões no sindicato. A homologação é um momento em que o professor está fragilizado e precisa da presença do Sinpro. Fundamentalmente para conferir suas contas. Não existe ônus para o patronal, logo não existe motivo para recusa da cláusula.

2.Reajuste conforme nossa pauta deliberada em assembleia (INPC + 3%). As mensalidades escolares subiram em média 12% na RMBH, não havendo motivo para não conceder o reajuste pedido que ficou abaixo das mensalidades escolares.

3.Não punição dos grevistas, conforme lei de greve e organização sindical.

4.Contribuição sindical descontada conforme autorização de assembleia (podendo professor se manifestar contra, conforme proposta do desembargador, que a assembleia acatou, porém o Sinep não).

MOBILIZAÇÕES

Às 14h30 desta quarta (2/5) representantes dos trabalhadores e do sindicato patronal retomam às negociações. Depois, às 18h, os docentes vão se reunir em nova assembleia para avaliar o resultado das negociações.

Ficou definido, ainda, que a categoria vai realizar uma vigília a partir das 9h30 diante da sede do sindicato patronal (Sinep), na rua Araguari, 644, no Barro Preto, para pressionar os patrões, que se mostraram intransigentes nas negociações.

Professores e professoras têm recebido a solidariedade de alunos de várias escolas e entidades estudantis, como é o caso do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da PUC Minas, da UBES, UCMG, UEE entre outras inclusive organizações de pais.

Nossos direitos, nossa luta!

Confira galeria de imagens da assembleia e da mobilização no TRT

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha