Notícias

Hoje: lançamento do livro "João Batista, mártir da luta pela reforma agrária"

21 de agosto de 2017

O livro João Batista, mártir da luta pela reforma agrária,  do jornalista Pedro César Batista , será lançado em Belo Horizonte, hoje (21/08), às  19 horas na sede do Sinpro Minas (rua Jaime Gomes, 198, Floresta).  O lançamento será aberto para todos  os professores e interessados no tema.

A obra  resgata a história de personagens populares que fizeram a história do País, tendo como base a vida e militância do advogado e deputado estadual João Carlos Batista, assassinado em 6 de dezembro de 1988, em Belém (PA), durante o exercício do mandato parlamentar e no momento que o Brasil promulgava a Constituição Federal de 1988, bem como a morte de centenas de camponeses e suas lideranças entre 1979 e 2015.

O livro faz um resgate histórico da luta pela terra a partir da abertura da rodovia Belém – Brasília, suas consequências, como o desmatamento e a ocupação desordenada das cidades na Amazônia, com destaque ao Pará. Batista, como era conhecido o advogado de trabalhadores rurais, posseiros e sem-terra, foi o único parlamentar assassinado após o fim da ditadura no país. A terceira edição foi atualizada com dados sobre a violência no campo e assentamentos rurais até maio de 2017, trazendo informações dos governos de Fernando Henrique, Lula e Dilma.

O livro foi está sendo usado, como argumento, para a produção do filme documentário de longa-metragem, João Batista, O Combatente do Povo, aprovado pela Ancine/ MinC e de responsabilidade da Trupe do Filme.

Sobre o autor 

Pedro César Batista é jornalista, bacharel em direito, poeta e romancista, e desde 2002 vive em Brasília (DF). Passou sua infância no interior do Pará e, aos dez anos, transferiu-se para Belém, ingressando no movimento estudantil aos 15 anos.

No início da carreira literária, escreveu os livros de poemas Tudo tem (1979), E aí? (1980), Poesia matutaí (1981), Letras livres (1982), Coração de boi (1984), e participou das Coletânea(s) de poetas em Ilhéus (1980) e de Enluadonovo (1983), em coautoria com outros poetas paraenses. Em 1991, publicou a 1ª edição de Conivência e impunidade, iniciando com esta obra uma orientação literária que adentra o jornalismo investigativo, centrada na análise de temas sociais e políticos e voltada a iniciativas a favor da defesa dos direitos humanos.

Os livros seguintes são: Sonhos reais (1997), 63 poemas de amor para uma flor dos pampas no Cerrado (2004) e Gilson Menezes, o operário prefeito. Experiências e desafios (2004). Em 2008, publicou a segunda edição do romance Marcha Interrompida, lançado pela Thesaurus Editora. A obra é um impactante exemplo de ficção realista baseado no massacre de Eldorado dos Carajás (PA), que resultou na morte de 19 trabalhadores rurais, com 69 camponeses adultos e crianças feridas. Candeeiro do tempo – poemas, coletânea dividida em três partes, apresenta poemas que mostram o desenvolvimento da produção poética do autor em três décadas distintas, foi lançado em 2010 (Verbis Editora). Em 2012 editou o livro de contos Relatos sobre o amor (Thesaurus Editora) e em 2014 publicou Jornadas de junho (Cromos Editora), uma reportagem sobre as manifestações que marcaram o ano de 2013. João Batista, mártir da luta pela reforma agrária (Expressão Popular), agora em sua terceira edição, logo estará no cinema, com o filme João Batista, O Combatente do Povo, produzido pela Trupe do Filme.

Fonte: Cress MG e Fetaemg

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha