Notícias

Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida

10 de janeiro de 2020

Refletir sobre a vida, a qualidade das relações afetivas, sociais e sobre a saúde mental individual e coletiva. Esses são alguns dos objetivos da campanha “Janeiro Branco”, que há cinco anos coloca esses temas em máxima evidência durante o primeiro mês do ano, em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade.

A campanha tem o objetivo de sensibilizar as mídias, instituições sociais, públicas e privadas, bem como os poderes públicos e privados sobre a importância de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais empenhados em valorizar e em atender as demandas relacionadas ao universo da saúde mental.

O Sinpro Minas adere a essa campanha por acreditar que a saúde mental é um direito e deve também ser construído a partir das relações sociais. Em um sistema cada vez mais excludente e desigual, sabemos o quanto os transtornos mentais têm ocupado os principais indicadores de doenças no Brasil e no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo. Trata-se de um transtorno mental frequente, que é a principal causa de incapacidade, pauta de destaque quando se fala em saúde da mente.

No mundo do trabalho, sabemos o quão forte são as consequências de uma lógica que invisibiliza as subjetividades. Pressão, cobrança, assédios e um crescente atropelo de direitos. E a categoria docente tem sofrido diretamente os impactos dessa realidade, já que é crescente o número de professores e professoras afastados/as por questões psicológicas. Assim, para o Sinpro Minas, fortalecer essa campanha é também lutar pela valorização e qualidade de vida dos/as trabalhadores/as.

Durante este mês de janeiro, vamos divulgar pequenos vídeos com reflexões sobre a saúde mental em nossa sociedade. Convidamos a todos e todas ao debate sobre o cuidado com a mente e com as emoções e que essa construção também seja feita com aqueles/as que estão ao nosso lado. Cuidar da mente é um passo fundamental na luta por um mundo mais igualitário e justo.

Sinpro Minas adere à campanha Janeiro Branco
Sinpro Minas adere à campanha Janeiro Branco

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha