Mães de estudantes da rede privada entregam à PBH carta de apoio ao isolamento

8 de julho de 2020

Carta Aberta ao Prefeito de BH

Belo Horizonte, 07 de julho de 2020

Cc:

Ao Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19 – PBH

Aos Servidores da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – PBH

Exmo. Sr. Alexandre Kalil

Prefeito de Belo Horizonte

Caro Prefeito,

Nós, da Aliança de Mães Pela Liberdade de Ensinar (AMPLIE), manifestamos o nosso apoio à política de enfrentamento à pandemia do Coronavírus e de combate à COVID-19 que vem sendo desenvolvida pela Prefeitura de Belo Horizonte – PBH.

Sempre embasadas nas melhores tradições científicas e comprometidas com os princípios preconizados pela Organização Mundial de Saúde, consideramos que as medidas tomadas até aqui reforçam as expectativas de todas as pessoas comprometidas com o bem-estar social.

Preocupadas com o desenvolvimento pleno das filhas e filhos do nosso ventre – alicerçado tanto na saúde e na educação como em valores tais como o humanismo, a justiça e o bem estar social – irmanamos a todos os descendentes de Belo Horizonte em uma forte rede de solidariedade e em defesa da vida.

Para a AMPLIE, a pressão pela flexibilização do isolamento social, feita por setores do empresariado ligados ao comércio, é, no mínimo, irresponsável. O pedido de abertura dos estabelecimentos, defendida por alguns, coloca em risco a vida dos belo-horizontinos e o destino da própria cidade.

As experiências mundiais provam que os países, as cidades e os locais que realizaram um isolamento social radical foram aqueles que melhor enfrentaram a pandemia e conseguiram sair das crises econômicas em que foram mergulhados.

Sabemos que o Prefeito e a Prefeitura lutam contra a maré, principalmente diante da omissão e da falta de efetividade das ações do Governo Federal e da lentidão e da inépcia do Estadual.

Nesta carta queremos sinalizar ao senhor Prefeito, aos servidores municipais que estão na linha de frente deste bom combate e também a toda população de nossa querida cidade, que nós, da AMPLIE, cerramos fileiras com as firmes decisões do governo municipal em relação à atual crise sanitária e econômica.  Estamos ao lado de vocês e juntos nessa batalha pela vida e pelo amparo e acolhimento dos mais necessitados!

Há que se parabenizar também a PBH pela instalação do Comitê de Enfrentamento à Epidemia da COVID-19 – liderado pelo secretário municipal de Saúde, Dr. Jackson Pinto, e composto pelo Dr. Estevão Urbano Silva, presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, pelo Dr. Carlos Starling, membro da Sociedade Mineira e Brasileira de Infectologia, e pelo professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Minas Gerais (UFMG), Unaí Tupinambás. Todos vêm realizando um trabalho primoroso e que, apesar de todas as adversidades, tem merecido reconhecimento internacional.

Acrescentamos, ainda, que nenhuma iniciativa seria vitoriosa ou possível sem o Sistema Único de Saúde. Mesmo com as dificuldades desses tempos tão complicados, o SUS, em todos os seus níveis de atenção, é uma amostra exemplar e maiúscula do papel central do Estado no triunfo de políticas sociais.

Por fim, a AMPLIE manifesta seu agradecimento a todos os profissionais envolvidos direta e indiretamente nas mais diversas áreas de intervenção da Prefeitura, e se coloca à disposição para contribuir nessa jornada contra o COVID-19 no que julgarem necessário.

Atenciosamente,

Aliança de Mães Pela Liberdade de Ensinar – AMPLIE