Notícias

MEC exonera assessor que assinou alterações em edital de compra de livros

14 de janeiro de 2019

O governo Bolsonaro atrela a responsabilidade à gestão Temer. O ex-ministro Rossieli Soares nega. Uma sindicância foi aberta para investigar o caso

Após polêmica envolvendo o edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), o ministro da educação Ricardo Vélez Rodríguez exonerou na sexta-feira 11 Rogério Fernando Lot, responsável por promover mudanças e flexibilizar as regras para a compra de livros didáticos.

As alterações foram veiculadas pela Folha de S. Paulo na quarta-feira 9 e permitiam que os livros, por exemplo,  não mais citassem referências bibliográficas, nem fossem excluídos por erros de revisão e impressão. A publicidade de marcas, produtos e serviços também seria permitida.

As novas regras também suprimiam a necessidade das obras pautarem a agenda de não violência contra as mulheres e a promoção da cultura e história quilombola e dos povos do campo.

Com a repercussão negativa, o governo Bolsonaro recuou das alterações e atribuiu a responsabilidade à gestão anterior, de Michel Temer. O ex-ministro Rossieli Soares declarou não ter responsabilidade sobre o ocorrido.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, a equipe de transição de Bolsonaro acompanhou todas as atividades do Ministério da Educação, desde o dia 3 de dezembro, quando se iniciou o processo de transição. O edital foi retificado no dia 28 de dezembro, data em que a equipe do atual governo já atuava no MEC.

Lot foi exonerado de um cargo comissionado de chefia de gabinete do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento à Educação). O servidor não era uma indicação do governo Bolsonaro. A equipe escolhida por Vélez ainda aguarda ser nomeada pelo Diário Oficial.

O ministro da educação pediu a abertura de uma sindicância na quinta-feira 10 para apurar a mudança no edital do PNLD. Não há previsão para o término do trabalho. O MEC declarou via sua assessoria que irá se pronunciar após o resultado das investigações.

Fonte: Carta Educação

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha