Notícias

Museu Nacional é destruído: falta de compromisso com a memória e com o futuro

3 de setembro de 2018

O domingo (2) registra uma das mais tristes notícias para o país. Um incêndio de grandes proporções destrói o Museu Nacional do Rio de Janeiro, a mais antiga instituição da memória brasileira.

O Museu Nacional foi fundado por D. João VI, em 1818. É mantido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), como o Museu do Ipiranga é mantido pela Universidade de São Paulo e também funciona precariamente.  Mas a crise tem se instalado na UFRJ por causa dos sucessivos cortes de orçamento promovidos pelo governo golpista de Michel Temer.

“Essa é uma tragédia anunciada. O pouco caso com a cultura e a memória do país deixou o nosso principal museu em estado precário, sem a manutenção devida”, afirma Ronaldo Leite, secretário de Formação e Cultura da CTB.

Boa parte das 20 milhões de peças do acervo foi consumida pelo fogo. “É um absurdo constatar a destruição de nossa memória”, reclama Leite. O incêndio destruiu quase que totalmente o local onde foi assinada a independência do Brasil e também foi sede da primeira Assembleia Constituinte Republicana de 1889 a 1891, antes de ser destinado ao uso de museu, em 1892.

A situação chegou a ser tão degradante que, de acordo com informações do jornal O Globo, chegou-se a anunciar uma “vaquinha virtual” para a preservação do museu.

O incêndio começou por volta de 19h30, do domingo (2). As causas estão sendo apuradas. Mas é notório “o descaso do governo federal com a coisa pública e muito mais ainda com a nossa história”, acentua Leite. Para ele, o neoliberalismo não se importa com o que não dá lucro.

“Não vai sobrar absolutamente nada do Museu Nacional”, afirma o vice-diretor da instituição, Luiz Fernando Dias Duarte, em entrevista à GloboNews. “Os 200 anos de história do país foram queimados”.

Ainda não há pistas do que pode ter iniciado as chamas. Segundo o Corpo de Bombeiros, o trabalho foi dificultado porque os hidrantes do museu estavam descarregados e foi necessário pedir o apoio de carros-pipa.

Já em fevereiro deste ano, Alexander Kellner, diretor do museu, reclamou ao jornal O Globo da falta de verba para a manutenção. “Felizmente essas pragas [morcegos e gambás] não têm aparecido no acervo, mas ainda podem ser vistas nas áreas comuns. O maior problema são as goteiras. Ficamos preocupados quando cai uma tempestade porque só temos verbas para medidas paliativas de prevenção”.

Para Leite, é fundamental que “a sociedade lute por um projeto nacional de desenvolvimento que valorize a cultura. É hora de reagirmos a essa destruição do nosso patrimônio e da nossa memória”.

Por Marcos Aurélio Ruy para o Portal CTB com agências. Foto: Reuters

________________________

NOTA DE PESAR da ANPG – Associação Nacional de Pós-Graduandos

A Associação Nacional de Pós-graduandos vem a público manifestar seu profundo pesar pelo incêndio criminoso ocorrido neste dia 2 de setembro no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O Museu Nacional é a instituição científica mais antiga do país, foi criada por D. João VI, em 6 de junho de 1818. Com 200 anos de História e uma importância incalculável, histórica, cultural, afetiva para o país, o Museu possuía um acervo da ordem de 20 milhões de peças, o maior acervo de história natural e arqueologia da América Latina.  Ainda abrigava nove cursos de pós-graduação alguns dos quais cotados entre os mais bem avaliados do país, centenas de pesquisas documentadas e em andamento.

O incêndio não foi um acidente ou uma fatalidade. Foi um crime. Representa toda a negligência e irresponsabilidade do poder público com as instituições públicas e o patrimônio histórico-cientifico-cultural do Brasil. Está diretamente ligado ao abandono das universidades públicas e ao total descaso desse governo com a ciência e tecnologia. Uma tragédia que já se anunciava pelos crescentes cortes de recursos necessários à sua manutenção.

Não é de hoje que a ANPG denuncia os sucessivos cortes despendidos às universidades públicas brasileiras e à ciência. Esta retirada brutal do orçamento das instituições tem reverberado em consequências reais, comprometendo funções básicas à sua manutenção. Isto tem conduzindo estas instituições a uma situação de extrema vulnerabilidade. Falta dinheiro para o trivial: água, luz, limpeza e pequenas reformas.

As políticas de austeridade implementadas pelo governo Temer têm conduzido a uma destruição concreta das universidades públicas e da ciência brasileira. A Emenda Constitucional 95 se materializou nesse incêncio, a consolidação cruel e nefasta da asfixia das instituições públicas no Brasil pós-golpe.

Junto com as chamas no Museu concretamente se vão anos e anos da História de um Brasil e acervo científico que construímos coletivamente e que virou cinzas graças ao descaso e abandono do poder público. Com elas, também se restringem as possibilidades para o futuro.

Que a nossa dor no dia de hoje se torne símbolo de luta em defesa do Brasil, da ciência e das nossas universidades públicas. Que saibamos reconstruir nossos caminhos.

Hoje iremos às ruas manifestar nosso luto, indignição, a defesa do Brasil, da ciência e das nossas universidades públicas. Manifestaremos em defesa do Museu Nacional, dos museus brasileiros e pela revogação da EC 95.

http://www.anpg.org.br/nota-de-pesar-museu-nacional-do-rj/

_____________________________

NOTA DA ANPUH – Associação Nacional de História

Um incêndio de enormes proporções está destruindo milhares anos de história do Brasil e do mundo. O Museu Nacional está em chamas. Esta é uma perda irreparável. Quando um país desqualifica sua cultura, seu conhecimento e sua ciência. Quando se congela recursos para a ciência e a educação. Quando se despreza o passado, se compromete o futuro. A falta de recursos para a segurança, para as reformas necessárias, já vinha sendo denunciada há muito tempo. Esta irresponsabilidade tem nome e endereço.

A ANPUH-Brasil manifesta seu repúdio ao desprezo com que foi tratado o Museu Nacional nos últimos anos e responsabiliza todos os que deveriam ter preservado esta riqueza que agora está definitivamente perdida.

____________________________

NOTA DA SOCIEDADE DE ARQUEOLOGIA BRASILEIRA SOBRE O INCÊNDIO NO MUSEU NACIONAL

As lágrimas correm em nossos rostos enquanto os dedos trêmulos procuram as teclas para expressar tamanha dor e indignação em poucas palavras. Não temos como manifestar o sentimento de perda e a profunda tristeza que tomam conta de todas e todos nós. Gostaríamos que as lágrimas pudessem apagar o incêndio em nossa própria casa, o endereço oficial da Sociedade de Arqueologia Brasileira, no Rio de Janeiro, ali na belíssima Quinta da Boa Vista.A história da Arqueologia Brasileira, e de tantos outros campos do conhecimento científico, se fundem e se confundem com a do Museu Nacional. Coleções e mais coleções, acervos e mais acervos, bibliotecas, milhões de peças etc., todos de valor incomensurável à humanidade, ardem em chamas e viram cinzas. Bombeiros tentam apagá-las. Tudo parece em vão. “Está tudo perdido”, dizem colegas do Rio de Janeiro nas redes sociais. Emissoras de TV mostram o incêndio ao vivo, jornais divulgam mais e mais matérias sobre o assunto e muitos de nós, à distância, não sabemos o que fazer para ajudar a reverter a situação.O que dizer sobre isso tudo isso no calor da hora? Misturas de dor, indignação e tristeza tomam conta de nossos corações. Ali foi a residência de um rei, sabemos, mas também a casa de tantas outras pessoas que por lá passaram em busca de conhecimento, formação acadêmica e tantos outros propósitos. Somos testemunhas do clamor dos colegas do Museu Nacional por apoio e recursos para restaurar o prédio e melhor salvaguardar tudo aquilo que abrigava. São duzentos anos de história. Vivenciamos ali a formação altamente qualificada de tantos profissionais e de estudos em andamento, os quais agora estão comprometidos. Luzia, um dos mais antigos esqueletos humanos encontrados nas Américas, estava lá. Múmias egípcias, fósseis, documentos escritos, artefatos de origem indígena e tudo o mais, tudo em cinzas.Sem mais palavras, a Sociedade de Arqueologia Brasileira, ainda profundamente abalada, entristecida e enlutada, manifesta total solidariedade à Instituição e a todos os colegas de lá, repudia toda forma de negligência por parte de autoridades governamentais, as quais desde longa data tomaram ciência da necessidade de restauração da Instituição e praticamente nada fizeram, e ainda registra a disposição inabalável para somar naquilo de estiver ao seu alcance para somar na luta do Museu Nacional.Um país que não valoriza sua memória e seu patrimônio cultural está fadado à desgraça, ao atraso, à dominação e o seu povo a não saber de onde veio, quem é e para onde deve caminhar rumo à construção de um país mais solidário, justo e feliz.Somos todas e todos Museu Nacional!Brasil, 03 de setembro de 2018.Direção da Sociedade de Arqueologia Brasileira (Gestão 2018-2018)

___________________________

ABA em luto – Associação Brasileira de Antropologia

A memória nacional destruída por descaso governamental inconcebível. Acervos históricos destruídos . Patrimônio histórico destruído. Centro de trabalho e de pesquisas de antropólogos e arqueólogos e museólogos. Sentimentos profundos aos colegas antropólogos e arqueólogos que ali trabalhavam e ensinavam. Sentimentos profundos aos que lá estudam e a aos que lá estudaram. A Presidente da ABA em nome de todos antropólogos associados e certa de estar falando em nome de todos pesquisadores ou estudantes que lá passaram.

Nota do Comitê Patrimônio e Museus da ABA sobre tragédia ocorrida com o Museu Nacional

O Comitê de Patrimônios e Museus da Associação Brasileira de Antropologia vem manifestar sua mais absoluta consternação diante da tragédia ocorrida com o Museu Nacional no domingo último, dia 2 de setembro de 2018, quando o museu foi totalmente destruído por um incêndio justamente quando completava 200 anos de existência. Esta tragédia que afeta diretamente a Antropologia, destruindo um dos centros de excelência da Antropologia brasileira, e abarca importantes áreas da pesquisa científica no país, é fruto da falta de investimentos públicos com uma das mais relevantes instituições públicas do país, e resultado dos cortes progressivo de verbas para a Educação e Cultura no país, em particular da redução drástica do orçamento numa das mais relevantes universidades públicas do país. Conclamamos a todos e a todas que se mobilizem por uma política pública de proteção ao Patrimônio Histórico, ao Patrimônio Cultural e aos museus no país que vêm sofrendo um desinvestimento por parte da esfera pública. Ressaltamos que a participação do Estado na área do Patrimônio e dos museus é vital para a memória, a história e a diversidade cultural no Brasil. Repudiamos os discursos e as práticas que visam criar estratégias de convencimento de que seria possível a retirada dos investimentos do Estado neste setor, atribuindo para o mercado o que é de responsabilidade dos Governos. Estes discursos e práticas só têm contribuído para a deterioração das condições de trabalho no campo dos patrimônios e museus, gerando uma situação de precariedade causada pela terceirização que não proporciona as condições para o estabelecimento dos vínculos necessários ao trabalho de preservação, de conservação e de pesquisa no campo patrimonial e museal. Além disso, a retirada progressiva do Estado deste campo não assegura as condições de manutenção da infraestrutura adequada para a proteção de um setor estratégico para a memória e a cidadania no país. O incêndio e a destruição do Museu Nacional, resultado do asfixiamento dos orçamentos e das condições de trabalho e da ausência de uma política pública de preservação e de proteção das instituições de patrimônio e memória no país impõe uma luta sem tréguas pela defesa intransigente da proteção aos patrimônios e museus no país.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha