Notícias

Nota de indignação

14 de setembro de 2017

O Sinpro Minas manifesta veemente indignação e repúdio à presença do deputado federal Jair Bolsonaro na Universidade Fumec, em Belo Horizonte, nesta sexta-feira, 15 de setembro, para palestrar na condição de presidenciável.

Convidado pela instituição de ensino, o parlamentar representa a mais profunda oposição ao princípio de uma educação crítica e inclusiva, que valorize a diversidade e favoreça a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática.

Inspirado em ideais autoritários, o deputado, cujas manifestas declarações revelam um perfil racista, xenófobo, sexista e homofóbico, defende o ódio e a violência como forma de resolução de conflitos na sociedade.

Réu em ação que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de apologia ao estupro, o parlamentar chegou a dizer recentemente, durante entrevista concedida à imprensa, que sua especialidade era matar.

Tal postura e manifestações contrariam de forma inequívoca os princípios da ética e da democracia, nos quais a Universidade disse estar imbuída.

Também causa enorme estranheza a presença na Universidade de um parlamentar que se posiciona abertamente a favor do projeto Escola sem “partido”. Tal proposta pretende intimidar e perseguir os professores, retirando deles a autonomia docente e a liberdade de cátedra, previstas na Constituição Federal. Em um ambiente onde deve vigorar a reflexão crítica, o projeto cria um clima de desconfiança absoluta e de cerceamento, nada favorável à construção do conhecimento.

Vale mencionar também que o parlamentar votou recentemente a favor de dois projetos que impactam diretamente a educação e as condições de vida dos brasileiros: a reforma trabalhista, que representa o mais forte ataque aos direitos dos trabalhadores em toda a história, e a PEC (proposta de emenda constitucional) que congela o investimento do Estado brasileiro em diversas áreas sociais, inclusive saúde e educação, pelos próximos 20 anos.

Dessa forma, o Sinpro Minas reitera o seu repúdio à presença do deputado federal na Universidade, permanecendo na luta contra quaisquer ideias e projetos que não promovam a inclusão, o respeito à diversidade e a democracia no país.

Belo Horizonte, 14 de setembro de 2017

Diretoria do Sinpro Minas

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha