Notícias

Nota de repúdio ao verbete do Google

23 de outubro de 2019

A direção do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas) manifesta-se estarrecida com um dos significados da palavra “professora” que aparece na ferramenta de busca do Google, o qual descaracteriza a profissão e desqualifica o lugar do “feminino” na mesma.
Assim, repudiamos tal significado, ainda que seja atribuído a um brasileirismo informal do país, como cita a ferramenta. Em nada se justifica desqualificar a profissão docente ou, além, tratar o substantivo no feminino de forma indigna e explicitamente misógina.

Considerando que vivemos um momento histórico em que a educação brasileira e os/as professores/as são violentamente atacados/as no âmbito das políticas municipais, estaduais e federais, essa desinformação, preconceito e/ou deturpação do significado de nossa profissão – por atacar de forma machista as professoras – deixa-nos ainda mais indignados.

Ainda que a palavra professora seja dicionarizada pelo renomado Aurélio também da mesma forma, a rebaixar o significado, e que mesmo que haja o chamado regionalismo, tal significado deveria ser abolido pelo Google e pelo Dicionário Aurélio em respeito à importância de nossa profissão para o desenvolvimento do país e, mais ainda, em respeito às mulheres, que são maioria em nossa categoria e lutam por igualdade de direitos, mesmo sofrendo diariamente preconceitos de gênero numa sociedade que favorece o masculino em detrimento do feminino.

Tal significado não faz parte de um ambiente acadêmico e/ou escolar e sequer produz uma informação sadia a quem quer que esteja procurando significados e verbetes.

Reiteramos que sempre lutaremos em defesa da dignidade e respeito aos professores e professoras e destacamos o conceito de professor/a presente na nossa convenção coletiva de trabalho:

“Professor/a: profissional responsável pelas atividades do magistério que tenha por função ministrar aulas práticas ou teóricas ou desenvolver, em sala de aula e fora dela, as atividades inerentes ao magistério, de acordo com a legislação de ensino”.

Para além do verbete formal em questão, entendemos a educação em um sentido dialético, de trocas de saberes, o que nos faz valermos, também, do significado poético explicitado pelo escritor João Guimarães Rosa para nossos/as mestres/as:

“Mestre não é quem sempre ensina. Mas, também, quem de repente aprende.” J. G. Rosa

Exigimos valorização e respeito!

Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha