Sinpro repudia ataque à Educação

nota-de-repudio

O Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais – Sinpro Minas, através da sua diretoria, vem a público manifestar o seu repúdio à declaração da deputada federal Joice Haselmann (PSL/SP), que afirmou que investir mais dinheiro na Educação é como colocar mais água numa mangueira gigantesca cheia de buracos. “Adianta o quê colocar mais dinheiro na Educação? Nada”. E, para piorar ainda mais, afirmou que “nossos professores não sabem ensinar”.

Contrapondo a deputada, diversos estudos comprovam que os grandes “buracos na mangueira” da educação brasileira são a baixa valorização da profissão docente, a falta de condições adequadas de trabalho, de planos de carreira com incentivos salariais e de formação continuada. Isso sem falar em outro “buraco”, como a carência de infraestrutura básica em inúmeras escolas (tanto públicas quanto privadas). Além disso, se os/as professores/as não soubessem ensinar, ela própria não teria se formado como jornalista.

De acordo com a edição 2017 do relatório Education at a glance, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os/as professores/as brasileiros/as de escolas públicas de ensino fundamental e médio recebem menos da metade da média salarial dos docentes de outros países membros da OCDE.

Podemos avaliar, assim, que as afirmações de Haselmann têm o objetivo de desviar a atenção da sociedade dos verdadeiros problemas que afetam a educação brasileira. Ela utiliza uma mangueira furada para aspergir um preconceito contra os/as professores/as brasileiros/as e justificar que o país não deve investir em Educação, direito fundamental para levar qualquer país ao desenvolvimento. Além disso, sua declaração parece ter em vista o propósito deste governo de atacar os/as professores/as para privatizar as universidades públicas do país. Diante de tantos ataques à Educação e ao professorado, é necessário união e resistência da categoria e do sindicato. O Sinpro Minas reafirma a importância dos/as professores/as para o Brasil e acredita na capacidade e comprometimento desses profissionais na formação de cidadãos que lutem pela soberania do país!

Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais

Belo Horizonte, 19 de fevereiro de 2019.

1. Madu disse em

Eu sou professora aposentada. Atuei nas três redes de ensino de MG. A escola Pública é de todos nós. Trabalhei com excelência nas três redes. Sou profissional da educação e portanto estou sempre estudando. Sempre lendo. Sempre indo a teatro, cinema, museus. A educação é mal tratada pelo governo e por políticos sem condição de nós representar e além desses problemas, sei, por experiência que apesar do descaso a escola pública tem formado muito cidadão competente, digno, competitivo e o mesmo não ocorre com 100% das escolas particulares. Precisamos lutar pela qualidade 100% das condições de trabalho dos docentes das escolas públicas. Nos todos pagamos por ela.

2. Roger disse em

A educação particular é mais eficiente , pois a estrutura é melhor e os pais são participativos e os alunos não vêem com tantos problemas.

3. Acho que ela não falou mentira não, tanto que o ensino de qualidade é o pago, eu mesmo me mato para manter meu filho em escola privada, pois sei que na escola pública a chance de sucesso dele é mínima.

4. Cada vez mais chocada com as declarações desse ( des) governo. Fora corja! Vamos valorizar nossos Mestres que lutam há tempos com falta de condições e reconhecimento.