Nova assembleia no dia 18/06 para avaliar proposta de conciliação

16 de junho de 2016

Aconteceu nesta quinta-feira, 16/06, no Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT), a primeira reunião de conciliação entre Sinpro Minas e o Sinep/MG, após o ajuizamento do dissídio coletivo de trabalho. A proposta de conciliação feita pelo TRT de reajuste de 6% em abril e 3,91% em agosto será levada para avaliação da assembleia dos/as professores/as que será realizada no dia 18 de junho, às 10 horas, no Sinpro Minas (rua Jaime Gomes, 198 – Floresta – BH). No dia 21 de junho, as 10 horas, acontecerá a segunda reunião no TRT, com nova manifestação dos/as professores/as.

Na campanha reivindicatória de 2016 foram realizadas oito reuniões de negociação entre as partes sem que houvesse acordo. A pauta dos/as professores/as foi entregue em novembro de 2015 com a reivindicação de recomposição salarial e aumento real, que somados representam um reajuste superior a 12%, além de outras cláusulas de valorização dos/as professores/as. O Sinep/MG só sinalizou com a retirada de direitos e índices de reajuste abaixo da inflação, o que foi recusado nas assembleias da categoria.

Durante a reunião no TRT com a intermediação do desembargador Ricardo Mohallem, o Sinep/MG apresentou a proposta de reajuste de 6% em abril, mais 1% em agosto e 1% em outubro. Os representantes do Sinpro Minas na negociação reafirmaram que a posição da categoria é a de não aceitar perdas salariais. O índice da inflação conforme o INPC do período foi de 9,91%. Para um acordo que dispense o prosseguimento do dissídio coletivo, o TRT propõe o reajuste de 6% em abril e 3,91% em agosto, o que para o Sinpro Minas também está abaixo da expectativa dos/as professores/as.

A presidenta do Sinpro Minas Valéria Morato destacou a importância da participação dos/as professores/as na manifestação ocorrida no TRT. “Na audiência, alguns professores puderam relatar suas dificuldades dentro da escola, revelando o cenário de excesso de trabalho, grande número de alunos em sala, a exploração trabalhista com a EAD, entre outros problemas constantemente denunciados pelo sindicato. É imprescindível a presença dos/as professores/as na próxima audiência que acontecerá no dia 21/06, as 10 horas, no TRT, para que possamos fechar um acordo com um reajuste salarial digno”, afirma Valéria.