Notícias

Pais e alunos protestam contra perseguição e demissão no Dona Clara

23 de dezembro de 2019

Pais e alunos do Colégio Dona Clara, em Belo Horizonte, protestam contra a demissão de professores pela direção da escola, neste fim de ano, em decorrência de perseguição ideológica.

Uma petição pública foi criada para denunciar a situação e exigir a readmissão dos docentes demitidos de forma arbitrária pela instituição de ensino.

A petição, disponível na internet, cita artigos da Constituição Federal para embasar a crítica à decisão da instituição de ensino. Entre os artigos citados está o 220, segundo o qual a “manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição”.

De acordo os estudantes, a decisão da escola afeta o rendimento deles dentro e fora da sala de aula. “Nossa relação com os professores nos ensinou e ainda nos ensina muito. Criamos uma relação que foi quebrada por causa de uma atitude antiprofissional vinda dos donos da escola, que claramente não sabem separar a vida pessoal dos seus funcionários da vida profissional deles”.

O Sinpro Minas apoia a petição e o movimento de pais e alunos em defesa dos professores. O sindicato também manifesta, de forma veemente, o repúdio a quaisquer atos de censura no ambiente escolar e de ataques à autonomia docente e à liberdade de cátedra. Tais práticas, além de ilegais, geram insegurança, desconforto, perseguição e um ambiente nada favorável ao processo de ensino e aprendizagem.

Diante do ocorrido, o Sinpro Minas orienta os professores a procurar o sindicato, para que todas as providências jurídicas sejam encaminhadas. O sindicato também reafirma o seu apoio e solidariedade aos docentes e reitera que não medirá esforços para defender os direitos e a autonomia da categoria.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha