Notícias

Pedagogo cubano condena proposta Escola Sem Partido

27 de setembro de 2017

O pedagogo Mariano Alberto Isla Guerra, da Associação de Pedagogos de Cuba, faz uma crítica à proposta Escola Sem Partido, defendida por alguns parlamentares no Brasil. Mais conhecida como Lei da Mordaça, a proposta visa retirar a liberdade de ensinar, prevendo, inclusive, punição para professores que abordarem, em sala de aula, temas polêmicos como política e diversidade (racial, gênero etc).

Para o pedagogo cubano, a proposta é tão absurda que fica inacreditável ser defendida por alguns políticos exatamente no país onde nasceu Paulo Freire, o grande mentor da educação para a consciência. O pedagogo afirma que a proposta Escola Sem Partido é autoritária e que contraria  os ensinamentos do grande educador, reconhecido em todo o mundo.

“Há mais de 20 anos, estamos, em Cuba, estudando Paulo Freire e aplicando seus ensinamentos na nossa prática educativa. Para Freire, toda educação é política e se não podemos falar sobre política em sala de aula é porque estamos defendendo uma política autoritária, dominadora. Isso é o que defende esta proposta de Escola Sem Partido que quer limitar e desvalorizar o professor e,   inclusive,  desvalorizar Paulo Freire”, afirma.

Mariano Guerra ressalta que o mais importante, neste momento no Brasil, é a unidade, pois é o que levará à vitória da força progressista no Brasil. Ao falar que é preciso lutar contra estas ideias autoritárias como Escola Sem Partido, ele ressalta que é fundamental a unidade na pluralidade – “podemos pensar diferente, mas atuar em comum em função dos objetivos mais sagrados que tem o ser humano que é o progresso, o humanismo, a justiça, transformação social e a equidade”.

Ouça o pedagogo pela Rádio Sinpro Minas

Ilustração: O pedagogo representado em mural na Universidade do Bío Bío, no ChileNefandisimo / Creative Commons

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha