Notícias

Prêmio Adep-MG de Jornalismo valoriza Programa Extra-Classe

3 de outubro de 2014

Duas reportagens do Programa Extra-Classe, do Sinpro Minas, receberam o primeiro e o segundo lugar na Categoria TV, no Prêmio ADEP-MG de Jornalismo. A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu na sexta-feira (19/09), na sede da Defensoria Pública de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Foram nove reportagens vencedoras nas três categorias do concurso: Rádio, TV e Impresso. A reportagem “Direitos da população de rua”, assinada pelo jornalista do Sinpro, Saulo Martins, ficou com a primeira colocação. O segundo lugar foi para a reportagem “Estatuto do Idoso”, assinada pela jornalista do Sinpro, Nanci Alves.

O programa Extra-Classe é produzido pelo Sinpro Minas e veiculado na TV Band Minas, todos os sábados, das 8h às 8h20 da manhã. Há mais de seis anos no ar, exibe entrevistas de estúdio e reportagens sobre educação, trabalho, cidadania, movimentos sociais, meio ambiente, cultura, entre vários outros temas da atualidade sob o ponto de vista dos professores. Apresenta, ainda, a cobertura de eventos realizados ou apoiados pelo Sinpro Minas e uma agenda com dicas de atividades culturais e cursos voltados para a formação dos professores.

Lutar com as palavras

Ao abrir o evento, que reuniu defensores públicos, jornalistas e apoiadores do projeto, o presidente da ADEP-MG, Eduardo Cavalieri Pinheiro, destacou a palavra como importante instrumento de luta. “Nós, defensores públicos e jornalistas, trabalhamos e lutamos com as palavras. Nas nossas profissões, nos deparamos com iniquidades, censura, desigualdade e pobreza. Vemos o sofrimento feito de carne e sangue”.

Segundo o presidente da ADEP-MG, a luta com as palavras, ao citar Carlos Drummond de Andrade, pode parecer ser “sem fruto”, porém consegue se destacar quando há profissionais que estão dispostos a transformar a realidade. “Os trabalhos premiados no I Prêmio ADEP de Jornalismo contribuíram para despertar a consciência cidadã e destacar a atuação da Defensoria Pública como instituição de transformação social. Parabéns aos que aceitaram o desafio de lutar com as palavras, e como Carlos Drummond de Andrade, venceram”, finalizou Eduardo Cavalieri.

A Defensora Pública Geral, Christiane Neves Procópio Malard, parabenizou os premiados e a iniciativa da ADEP-MG na realização do concurso. Para a Defensora Pública Geral, “se hoje, a população conhece mais a Defensoria Pública, tem mais conhecimento dos serviços prestados pela Instituição e de seus direitos, sem dúvida alguma, os veículos de comunicação têm grande participação nessa conquista que beneficia, principalmente, os cidadãos necessitados”, destacou Christiane Neves Procópio Malard.

Reportagens vencedoras do Programa Extra-Classe/Sinpro Minas:

Categoria TV

1º lugar: Saulo Esllen Martins da Cruz – Sinpro Minas / TV Band Minas

“Direitos da população de rua”

Equipe: Cecília Alvim, Denilson Cajazeiro, Nanci Alves, Eduardo Gomes, Jocasta Luiza, Bruno Carvalho e Débora Junqueira.

Assista

2º lugar: Nanci Batista Alves – Sinpro Minas / TV Band Minas

“Estatuto do Idoso”

Equipe: Cecília Alvim, Denilson Cajazeiro, Saulo Martins, Eduardo Gomes, Jocasta Luiza, Bruno Carvalho e Débora Junqueira.

Assista

Prêmio
O Prêmio ADEP-MG de Jornalismo teve o apoio da Defensoria Pública de Minas Gerais, Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Associação Mineira dos Jornais Diários do Estado (AMJ), e contou ainda com o patrocínio do Porto Seco Sul de Minas.

Reportagens vencedoras

Confira os vencedores em ordem alfabética do Prêmio ADEP-MG de Jornalismo:

Categoria TV

Saulo Esllen Martins da Cruz – Sinpro Minas / TV Band Minas
“Direitos da população de rua”

Nanci Batista Alves – Sinpro Minas / TV Band Minas
“Estatuto do Idoso”

Renata Ferreira Tavares – TV Paranaíba – Rede Record
“7º Mutirão Direito a Ter Pai”

Categoria Rádio

Dessirée Miranda Corrêa de Araújo dos Santos – Rádio Inconfidência
Mutirão do casamento homoafetivo em Belo Horizonte

Leandro Aislan de Carvalho – Rádio BandNews FM
“Órfãos da Justiça”

Priscila Mendes – Rádio Itatiaia
“Judicialização na Saúde – Conflitos e Soluções”

Categoria Impresso

Bruno de Carvalho Moreno – Jornal Hoje em Dia
“Copa sem Escola”

Johnatan Ricardo Casto dos Santos – Jornal O Tempo
“Faltam defensores públicos em 65% das comarcas”

Thiago Sapag Ricci – Jornal Metro
“Terra de Discórdia”

Com Adep-MG

Prêmio Adep Prêmio Adep

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha