Presidenta do Sinpro Minas receberá a Medalha da Inconfidência

17 de abril de 2017

A presidenta do sinpro Minas, Valéria Morato, será agraciada pela Medalha da Inconfidência, do Governo de Minas, no dia 21 de abril de 2017 na cidade de Ouro Preto – MG. A condecoração se deve à firme condução de Valéria à frente do Sinpro Minas, tanto no atendimento específico das demandas da categoria dos professores do setor privado, quanto da luta geral da classe trabalhadora em um momento tão delicado do país, no qual reformas propostas pelo executivo e legislativo federais são investidas de maneira a atacar os direitos dos trabalhadores.

Valéria Peres Morato Gonçalves é pedagoga, professora com 30 anos de atuação na Educação Básica nas redes pública e privada, com marcante militância no movimento social em Divinópolis, desde 1990. Dirigente do Sinpro Minas desde 1997, ocupa a presidência do Sinpro Minas desde janeiro de 2016. Atuou como membro do Conselho Municipal de Educação de Divinópolis, foi presidente do Conselho Municipal do Direito da Mulher e secretária adjunta de Educação de Divinópolis. Atualmente é membro do Forum Estadual de Educação de Minas Gerais e do Forum Municipal de Educação de Belo Horizonte. Atua há mais de 20 anos no movimento sindical dos trabalhadores do setor privado de educação sendo, também, integrante da diretoria da Federação interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – FITEE.

Medalha da Inconfidência

Considerada a mais alta comenda concedida pelo Governo mineiro, a Medalha da Inconfidência foi criada no Governo de Juscelino Kubitschek, por meio da Lei nº 882/1952, e homenageia os cidadãos que, pela notoriedade de seu saber, cultura e relevantes serviços à coletividade, contribuem para a projeção do Estado de Minas Gerais.

Tradicionalmente, a cerimônia de condecoração é realizada no dia 21 de abril, quando, em comemoração da Semana da Inconfidência, a capital do Estado é transferida simbolicamente para Ouro Preto