Notícias

Professor da Faculdade de Educação da UFMG lança livro de contos

Luciano Mendes
Enviar por e-mail
Imprimir página Imprimir agora
Tamanho das letras A+ A-

Pesquisador e professor da Faculdade de Educação da UFMG, Luciano Mendes acaba de lançar o livro “A primeira página e outros contos mexicanos”. Publicado neste mês pela editora Veñas Abiertas, a obra reúne 8 contos que tratam de diferentes paisagens – do interior de Minas Gerais ao México.

Em resenha sobre a obra, a professora Ivane Perotti destaca que ler “os contos deste livro é entregar a alma à literatura viva”. “A coletânea é um duelo de fruições e aprendizados. A ficção se encarrega da vida e da morte, da sede e das rezas, da favela e dos movimentos. O escritor respeita a contação e desliza pela experiência de quem conhece a vida e a revira sem medo de encarar o resultado. Ler ‘A primeira página e outros contos mexicanos’ é como mastigar o verbo das experiências no antepasto de um grande festim narrativo. A obra é uma mina de águas correntes”.

A narrativa que está no título do livro, “A primeira página”, é ambientada na capital mineira dos anos 90, e o protagonista é um jornalista decadente. “O conto, inicialmente, perece se tratar de mais um romance baseado no clássico triângulo amoroso em que o casal se vê separado por uma grande diferença de classes sociais, mas logo se revela um thriller emocionante, envolvendo uma poderosa quadrilha com ramificações internacionais. Detalhes da cidade e do arcabouço político daquele tempo vão se revelando no cotidiano do protagonista”, destaca a escritora e editora Iriam Gomes (Clique aqui e confira a resenha da obra).

Atuando na área de história da educação, Luciano Mendes trabalha, desde 2007, na coordenação e execução do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil”, que busca reunir outras formas de produção, expressão e divulgação do conhecimento sobre a educação, além do formato estritamente acadêmico. “De certa forma, a aventura literária é uma continuidade dessa busca”.

Para os interessados, o livro está disponível na Amazon, na Estante Virtual e na Livraria Humanidades.

Comentários (2)

  1. Luciano Sinto - me surpreendida pela alegria ao saber da publicação do seu livro de contos. Celebro desde já o seu lançamento! Estarei presente.

  2. O convite à leitura é instigante. Em relação à "Primeira página" e ás demais. Formulo votos de sucesso ao autor!

Deixe um comentário