Professores do Norte de Minas aguardam proposta do patronal

25 de março de 2015

Reunidos em assembleia, na última terça (24/3), os professores de Montes Claros e região discutiram os próximos passos da Campanha Reivindicatória/2015. Durante a atividade, a direção do Sinpro Minas relatou o andamento do processo de negociação com o sindicato patronal. Até agora, os representantes dos donos de escolas não apresentaram uma proposta concreta para assinatura de Acordo Coletivo. O patronal alega que a negociação só poderá ser concluída quando forem definidas as condições de implementação das novas regras do FIES para 2015, o que vai interferir no orçamento das instituições de ensino superior.

No dia 31 de março, haverá uma reunião entre os diretores do Sinpro Minas e do Sinepe-Norte para dar seguimento às negociações. Os professores esperam que nessa data seja apresentada uma proposta de reajuste para os salários, com índice acima da inflação.

Esse ano, as discussões giram em torno do reajuste salarial, pois com o acordo assinado em 2014, a Convenção Coletiva de Trabalho tem validade até 2016, o que garante os direitos da categoria.

O sindicato dos professores ressalta que mesmo com a orientação do Sinepe-Norte para que as escolas fizessem a antecipação do índice de 7,13% (INPC) nos salários de fevereiro/2015, o levantamento feito em assembleia constatou que poucas escolas anteciparam o percentual.

Outras reivindicações:

Jornada

Elevar o adicional extraclasse de 20% para 1/3 da jornada;

Carreira

Alterar o adicional de quinquênio para triênio;

Formação

Adicional de 10% para especialização, 15% para mestrado e 20% para doutorado;

Piso

Equiparar o piso da Educação Básica e unificar o piso da Educação Superior (BH/Interior)