Assembleia de professores em Barbacena

site-sudeste

Quando você vai ao supermercado ou ao banco para para pagar contas, esses estabelecimentos dão desconto para professores? Claro que não. Pois é, os donos de escolas privadas da região do Sudeste de Minas querem que os professores dêem desconto no reajuste dos salários. Algo muito estranho, não é? Outra coisa, se você reclama que o preço de um produto está mais alto, não adianta falar em crise, aquele é o valor.

O salário dos trabalhadores são reajustados conforme o índice de inflação no período de um ano para recompor o poder de compra que o salário tinha quando o/a trabalhador/a foi contratado/a. Isso é o mínimo para que, ao longo dos anos, a pessoa possa cumprir os seus compromissos financeiros e ter uma vida digna. O ideal mesmo é ter aumento acima do índice de inflação, o que significa um ganho real do poder de compra. Assim, os/as professores/as se sentem mais valorizados/as, com consequências para a melhoria da qualidade de suas vidas e da educação.

Aumento real é o que os professores reivindicam, entre vários pontos da pauta que foi entregue aos donos de escolas, mas isso não foi nem cogitado nas negociações entre o Sindicato dos Professores (Sinpro Minas) e o sindicato patronal (Sinepe/Sudeste).

Os representantes dos donos de escolas sinalizaram com um reajuste salarial bem abaixo da inflação, com a justificativa de que a crise econômica no país os impede de implementar condições de trabalho justas para aqueles que são os responsáveis pelos lucros que os empresários da educação acumulam. Esta proposta tão degradante para os professores e para a qualidade da educação foi imediatamente rejeitada pelo Sinpro Minas.

A categoria mobilizada repudia esta proposta indecorosa e a conduta patronal. O que você está disposto (a) a fazer para mudar esta realidade?

O Sinpro Minas convoca os professores para as assembleias que vão ocorrer nas regionais, em que serão discutidos os encaminhamentos da campanha reivindicatória 2016. Sua presença é fundamental.

Assembleia de professores em Barbacena

7 de março – segunda-feira – 17h30
Sinpro Minas -Rua Silva Jardim, 425, Bairro Boa Morte – Barbacena

Informe-se nas regionais sobre as demais assembleias na região.
Sou professor/a, tenho valor!
Luto por melhores condições de trabalho.