Notícias

Professores/as no Sul de Minas denunciam perseguição

31 de outubro de 2018

O Sinpro Minas manifesta forte repúdio à perseguição de professores/as de escolas particulares em Três Corações, no sul de Minas. De acordo com denúncias feitas ao sindicato, um pai de alunos postou em rede social, após o resultado da eleição presidencial, ameaças à liberdade de cátedra dos docentes, com críticas a uma suposta “doutrinação” dos estudantes.

A perseguição manifestada na internet afronta de forma inequívoca os princípios constitucionais da liberdade de aprender e de ensinar e do pluralismo de ideias e concepções pedagógicas.

Conforme prevê a legislação educacional em vigor e a Constituição Federal, o direito à crítica pode e deve ser exercido no ambiente escolar, como parte do propósito de promover o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Infelizmente, o episódio em Três Corações soma-se a tantos outros no país. Inúmeros/as professores/as têm sido ameaçados/as por pais e apoiadores do candidato eleito, com a intuito de implantarem um regime de medo e censura nas escolas.

Dessa forma, o Sinpro Minas reitera o repúdio a quaisquer atitudes que objetivam amordaçar, constranger ou intimidar professores/as. Manifestamos a nossa solidariedade a toda a categoria e reafirmamos o nosso compromisso com a democracia e a liberdade durante o exercício da atividade docente.

O sindicato também coloca-se à disposição para defender seus direitos, como já faz há mais de 85 anos. Em caso de retaliação ou ameaça, procure o Sinpro Minas.

O professor é a solução, não o problema.

Contatos para denúncias:

Regional Varginha: (35) 3221 1831 / 5659

Geral: (31) 3115-3000

Plantão diretoria: (31) 3115-3046

Plantão agente sindical: (31) 3115-3001

Plantão jurídico: (31) 3115-3018

E-mail: sinprominas@sinprominas.org.br

RESISTIREMOS! NÃO NOS CALARÃO!

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha