Notícias

Programação de maio do Cineclube

28 de abril de 2016

PROGRAMAÇÃO MAIO 2016 – Às 3ªs feiras, 19h

Cineclube Joaquim Pedro de Andrade – Rua Tupinambás, 179 / 14º – centro – 3115 3000

10/05/2016 – Que bom te ver viva

Direção: Lúcia Murat – documentário – Brasil – 1898 – 95 min

Primeiro longa de Lúcia Murat, mantém sua força mais de duas décadas depois da premiação de melhor filme no XXII Festival de Brasília em 1989. Oito ex-presas políticas falam sobre a luta e a tortura vividas durante a ditadura militar e a experiência de ter sobrevivido. Entre os depoimentos, delírios e confissões de uma personagem anônima, que reflete sobre o peso de ter sobrevivo lúcida às torturas. O filme intercala cenas documentais com um monólogo ficcional, que é um amálgama dos relatos e das memórias dessas corajosas mulheres.

17/05/2016 – Memórias que me contam

Direção: Lúcia Murat – Ficção – Argentina – 2013 – 100 min

A ex-guerrilhera Ana (Simone Spoladore), ícone do movimento de esquerda, é o último elo entre um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar no Brasil. Com a iminente morte da amiga, eles se reencontram na sala de espera de um hospital. Entre eles está Irene (Irene Ravache), uma diretora de cinema que sente-se perdida diante da iminente morte da amiga e que precisa ainda lidar com a inesperada prisão de Paolo (Franco Nero), seu marido, acusado de ter matado duas pessoas em um atentado terrorista ocorrido décadas atrás na Itália.

24/05/2016 – A queda – as últimas horas de Hitler

Direção: Oliver Hirschbiegel – Drama – Alemanha – 2004 – 156min

Traudl Junge (Alexandra Maria Lara) trabalhava como secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) durante a 2ª Guerra Mundial. Ela narra os últimos dias do líder alemão, que estava confinado em um quarto de segurança máxima.

31/05/2016 – O dia que durou 21 anos

Direção: Camilo Tavares – Documentário – Brasil – 2013 – 77min

Este documentário mostra a influência do governo dos EUA no Golpe de Estado no Brasil em 1964. A ação militar que deu início à ditadura contou com a ativa participação de agências como CIA e a própria Casa Branca. Com documentos secretos e gravações originais da época, o filme mostra como os presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson se organizaram para tirar o presidente João Goulart do poder e apoiar o governo do marechal Humberto Castelo Branco.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha