Notícias

Repúdio à postura da CNEC: Instituição segue atacando direitos dos professores  

21 de agosto de 2020

Lamentavelmente, há meses,  o Sinpro Minas, estudantes, professores/as, pais e mães denunciam a postura da rede Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), em todo o estado de Minas Gerais. Demissões, negligência com acertos rescisórios, atraso nos pagamentos e salas virtuais lotadas são algumas das irregularidades que a instituição tem cometido.

Já são quase seis meses de isolamento social, em que o contexto da pandemia coloca diversos desafios a toda comunidade escolar. Ainda assim, a instituição mantém uma postura que desvaloriza o trabalho docente e consequentemente compromete a construção de uma Educação de qualidade.

Diante de tantos ataques aos/às professores/as e estudantes, o Sinpro Minas conta com o apoio de toda a comunidade escolar em defesa dos nossos direitos. Confira e compartilhe nossa carta aberta:

Carta aberta à comunidade escolar da Rede CNEC 

A pandemia da Covid-19 transparece a forma como algumas escolas particulares tratam o ensino. O não compromisso com a educação ficou evidente quando a escola, preocupada só com o lucro, trata a educação como negócio.
A Rede CNEC vem, há muito tempo, descumprindo direitos dos/as trabalhadores/as e, em plena pandemia, demite vários/as professores/as sem nenhuma perspectiva de acerto. Trata a educação como mercadoria.

O Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais, Sinpro Minas, vem a público denunciar os descumprimentos da Rede CNEC de Ensino em todo o Brasil. Especificamente em Pirapora e Várzea da Palma, no Norte de Minas Gerais, ocorreram várias demissões sem acertos rescisórios e sem garantia de outros direitos. Depois de várias tentativas de sanar os descumprimentos, as irregularidades persistem. O Sindicato, então, entrou com representação judicial para garantir os direitos dos professores.

É fundamental destacar que a qualidade na educação perpassa, necessariamente, pela valorização dos/as professores/as, responsáveis pela formação dos/as estudantes. No processo pedagógico, toda a comunidade escolar tem importância. No cenário atual, os alunos convivem com alternância de professores e salas virtuais lotadas, o que gera prejuízo à qualidade do curso, bem como desgaste para os/as professores/as que permanece com poucos recursos de trabalho. Dessa forma, o Sinpro Minas exige da direção da CNEC respeito aos professores e alunos. Exigimos que a escola reverta as demissões ou faça o acerto rescisório e cumpra a garantia de todos os direitos dos professores.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha