Notícias

Seminário "A Crise Orgânica do Capital: o valor, a ciência e a educação"

15 de junho de 2018

Divulgação

É com satisfação que o CEPPES MG convida ao Seminário e Lançamento do livro A Crise Orgânica do Capital: o valor, a ciência e a educação, a mais recente obra do professor Dr. Aluisio Pampolha Bevilaqua, a realizar-se no dia 21 de junho de 2018, no Auditório Professor Luiz Pompeu da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG) com a presença do autor.

O Seminário convoca cientistas, pesquisadores, trabalhadores da educação e a comunidade em geral ao debate sobre a Crise Orgânica do Capital, uma reflexão determinante para compreender o momento histórico que o mundo atravessa atualmente, cujo cerne é a crise do paradigma de valor sobre o qual se estruturam todas as relações sociais do capitalismo e que se desdobra em crise nas ciências, como crise de paradigmas, e na educação, como crise da pedagogia. Como reação a esta crise insuperável, a burguesia internacional é levada a tomar medidas exasperadas para sustentar a sobrevida de um sistema falido, entre elas o golpe de novo tipo contra o povo e a soberania brasileiros, além das guerras de rapina e de baixa intensidade em todo o mundo.

A abertura oficial será às 14:30 do dia 21/06. Haverá uma apresentação da obra feita pelo próprio autor, Dr. Aluisio Pampolha Bevilaqua presidente do Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES) e membro do conselho da Rede de Economia Global-Global Economic Network (REGGEN), precedida por uma introdução por parte da Dra. Monica Bruckmann, diretora de pesquisa da Cátedra e Rede da UNESCO REGGEN e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O Dr. Gaudêncio Frigotto, do Grupo de Pesquisa Trabalho, História, Educação, Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (THESE-UERJ) e também membro do conselho da REGGEN, oferecerá uma palestra em diálogo com a obra. Em anexo, o currículo de todos cientistas participantes. Às 18:00 será realizada uma Homenagem a Theotonio dos Santos, coorientador e prefaciador da obra, presidente do CEPPES e da REGGEN (in memorian), um marxista mineiro de reconhecimento internacional cuja contribuição foi decisiva para a compreensão da realidade latino-americana e para o avanço das ciências econômicas em geral.

A atividade será coordenada pela Dra. Antonia Aranha do Núcleo de Estudos Trabalho e Educação da instituiçao anfitriã (NETE-UFMG), e pelo professor convidado Dr. José Luiz Quadros Magalhães, do Núcleo Jurídico de Políticas Públicas e professor da Pontífice Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e da UFMG; os pesquisadores Sidnei Martins do CEPPES-MG e do Movimento Nacional de Luta Contra o Neoliberalismo e pelo Socialismo (MNLCNPS) e Júlia Pereira, do CEPPES-MG e da Escola de Engenharia da UFMG.

PROGRAMAÇÃO 21/06/2018 – quinta-feira

10:00 ENCONTRO ENTRE PESQUISADORES

14:30 ABERTURA OFICIAL Mesa de Abertura

15:00 INTRODUÇÃO À OBRA Monica Bruckmann (REGGEN/UFRJ)

15:30 EXPOSIÇÃO DA OBRA Aluisio Pampolha Bevilaqua (CEPPES)

16:30 DIALOGANDO COM A OBRA Gaudencio Frigotto (THESE-PPFH/UFRJ)

18:00 HOMENAGEM A THEOTONIO DOS SANTOS

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha