Série de vídeos debate retrocessos e desafios no mundo do trabalho

6 de janeiro de 2020

Diante de mais um ciclo de fortes retrocessos e ataques aos direitos trabalhistas, o Sinpro Minas produziu uma série de quatro vídeos que debatem os impactos da reforma trabalhista e dos emergentes modelos de precarização na vida do/a trabalhador/a. A análise é da presidenta da Associação Nacional de Advogados Trabalhistas (ABRAT), Alessandra Camarano. Confira!

Vídeo 1 | Série Mundo do Trabalho_Reforma Trabalhista e retrocessos

“Na verdade o que temos hoje é precariedade, indignidade, impacto no direito coletivo de trabalho e o asfixiamento das entidades sindicais”. Uma reflexão sobre os dois anos da reforma trabalhista e os impactos na vida do/a trabalhador/a, como a retirada de direitos e a crescente precarização.

Vídeo 2 | Série Mundo do Trabalho_Impactos no cotidiano

“Aquele trabalhador, aquela trabalhadora passa a não se identificar mais com seu colega de trabalho como companheiro de trabalho. Ele passa a ser um concorrente, diante da luta pela sobrevivência e empregabilidade“. Informalidade, “uberização”, contrato intermitente, teletrabalho.

Vídeo 3 | Série Mundo do Trabalho_Impactos na Justiça do Trabalho e organização sindical

Dentro do pacote de retrocessos sociais que traz a reforma trabalhista está o desmantelamento da Justiça do Trabalho e o ataque às entidades sindicais. Confira a análise da presidenta da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas, Alessandra Camarano, no terceiro vídeo da série “Mundo do Trabalho: retrocessos e desafios”.

Vídeo 4 | Série Mundo do Trabalho_Resistência

“É preciso se preocupar com o que está por trás de toda política econômica que é apresentada pelo governo e que represente retrocesso social e impacto na vida do/a trabalhador/a.” No quarto e último vídeo da série “Mundo do Trabalho: retrocessos e desafios”, uma reflexão sobre as possibilidades de resistência aos avanços do neoliberalismo.