Notícias

Sinpro Minas garante na Justiça desconto da taxa social em folha de pagamento

22 de março de 2019

O Sinpro Minas obteve, na Justiça, liminar em mandado de segurança que garante desconto da taxa social em folha de pagamento, conforme prevê a convenção coletiva de trabalho e autorização individual dos professores no ato da sindicalização. A decisão da Justiça suspende a Medida Provisória 873/19 do Governo Federal, que ataca a organização dos trabalhadores e a autonomia sindical ao mudar as regras da cobrança dos seus associados.

A MP é objeto de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida afronta princípios presentes na Constituição Federal/88. Diversas liminares como essa estão sendo conseguidas pelo Brasil afora, por sindicatos dos setores público e privado. Na avaliação dos advogados dos sindicatos e muitos juristas, a MP pretende apenas destruir as entidades que defendem os direitos da classe trabalhadora.

No caso do Sinpro Minas, é de se salientar que em TODAS as convenções coletivas de trabalho consta a cláusula do desconto da taxa social em folha e todas elas estão em vigor, ou seja, não cabe a uma medida provisória mudar a CCT, uma vez que a Reforma Trabalhista aprovada em 2017 assegura que os acordos se sobrepõem às legislações infraconstitucionais.

Seguiremos em luta pela defesa da categoria e do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais, que é a casa e o patrimônio do professor mineiro e o local da luta e da resistência deles pelos seus direitos.

liminar taxa social 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha