Notícias

Sinpro Minas participa de encontro internacional de Direito e Economia na UFMG

6 de setembro de 2019

A presidenta do Sinpro Minas, Valéria Morato, participou, nessa quinta-feira (5/9), do I Congresso Internacional Interdisciplinar Direito e Economia, na Faculdade de Direito da UFMG, em Belo Horizonte.

O evento, que termina nesta sexta-feira (6/9), reúne especialistas, professores e pesquisadores de diferentes países para discutir temas como os impactos socioeconômicos do rentismo e da financeirização na economia global, a autodeterminação política, econômica e social dos países em desenvolvimento, o endividamento público, o papel da mídia na manutenção do atual sistema econômico, as implicações do atual modelo de desenvolvimento no meio ambiente e do capitalismo nos direitos sociais e na democracia, entre outros.

“Este encontro foi fundamental para trocarmos experiências sobre o atual estágio da economia mundial e as implicações dele no nosso cotidiano e no mundo do trabalho. Vivemos um momento em que as forças do capital buscam, de forma acelerada, maximizar seus lucros, enquanto a maioria absoluta da população enfrenta diariamente dificuldades financeiras e de vida. Isso não pode continuar assim, e este evento foi muito importante para acumularmos conhecimentos e traçarmos os melhores caminhos a fim de enfrentar esse quadro de retrocessos, que aqui no Brasil tem sido implementado de forma brutal pelo governo Bolsonaro e por seu ministro Paulo Guedes, dois representantes dos interesses dos banqueiros e do sistema financeiro mundial”, destacou Valéria Morato.

Encontro na UFMG

A professora Maria Lúcia Fattorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da dívida, ressaltou que os bancos são os responsáveis pela atual crise econômica brasileira. Segundo ela, a elite financeira e o sistema bancário drenam recursos do orçamento para financiar os juros da dívida. Com isso, o Estado perde a capacidade de investir em saúde, educação, segurança, geração de emprego, entre outras áreas sociais.

“O Brasil é um dos países mais ricos do mundo. Temos mais de R$ 4 trilhões em caixa, mas esse dinheiro só tem sido usado para pagamento da dívida. Então não se trata de estar quebrado, trata-se de uma opção, de se tornar um país a serviço do rentismo, da remuneração do capital especulativo, em que não se tem investimento. Estamos chegando ao limite desse tipo de política, com cortes na saúde, educação, Previdência”, frisou a pesquisadora, ao contestar o discurso de que o Estado não têm recursos para investir. Segundo ela, esse argumento tem sido usado para justificar a entrega do patrimônio nacional, por meio de privatizações, e reformas que retiram direitos sociais da população brasileira.

“Não é verdade que o Estado brasileiro esteja quebrado. Está tudo reservado lá para o sistema financeiro mundial, que controla a grande mídia. A sociedade tem de conhecer esse sistema da dívida, para que a gente consiga criar uma força e mudar isso. Esse sistema foi criado para atender a uma elite financeira e aos bancos e, ao mesmo tempo, para nos amarrar, para impedir o nosso desenvolvimento soberano, com distribuição de renda e benefícios sociais para toda a população”, destacou Fatorelli, ao indicar o site do movimento para quem se interessar em obter mais informações sobre a auditoria cidadã da dívida: www.auditoriacidada.org.br.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha