Notícias

Sinpro Minas realiza debate em parceria com ABJD

Guerras Híbridas
Enviar por e-mail
Imprimir página Imprimir agora
Tamanho das letras A+ A-

Na próxima quinta-feira, 17 de outubro, o Sinpro Minas inaugura o ciclo de debates intitulado “Encontros Temáticos”.

O primeiro debate será em parceira com o núcleo Minas Gerais da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e contará com o Professor Doutor José Luiz Quadros de Magalhães que abordará a recente obra de Andrew Korybko, “Guerras Híbridas: Das revoluções coloridas aos golpes”.

José Luiz Quadros de Magalhães é doutor em Direito pela UFMG e professor do Programa de Pós-Graduação e Graduação em direito da PUC Minas. É também autor de diversos livros acadêmicos e artigos científicos.

Guerras Híbridas – Das revoluções coloridas aos golpes: “Neste livro, Andrew Korybko constrói um novo conceito para explicar as novas táticas dos estados unidos para derrubar governos. A guerra híbrida é a combinação de revoluções coloridas e guerras não convencionais para substituir governos. Partindo do estudo de caso da Síria e da Ucrânia, o autor constrói um novo conceito, cujo modo de operação pode ser facilmente identificado em outros conflitos no Oriente Médio e na América Latina. A guerra híbrida é o modelo de intervenção para o século XXI. ‘Se o padrão que os EUA vêm aplicando atualmente na Síria e na Ucrânia for indicativo de algo, no futuro a guerra indireta será marcada por manifestantes e insurgentes. As quintas-colunas serão compostas menos por agentes secretos e sabotadores ocultos e mais por protagonistas desvinculados do Estado que comportam-se publicamente como civis. As mídias sociais e tecnologias afins substituirão as munições guiadas como armas de ‘ataque cirúrgico’ da parte agressora, e as salas de bate-papo online e páginas no facebook tornar-se-ão o novo ‘covil dos militantes’. Em vez de confrontar diretamente os alvos em seu próprio território, conflitos por procuração serão promovidos na vizinhança dos alvos para desestabilizar a periferia dos mesmos. As tradicionais ocupações militares podem dar lugar a golpes e operações indiretas para troca de regime, que são muito mais econômicos e menos sensíveis do ponto de vista político’” (do Portal da Amazon)

Serviço:

Encontro Temático – Guerras Híbridas

Palestrante: Prof. Dr. José Luiz Quadros de Magalhães

Dia 17/10 às 19 horas

Local: Auditório do Sinpro Minas (Rua Jaime Gomes, 198 – Floresta)

Comentários (0)

Deixe um comentário