Notícias

Sinpro Minas recebe quatro prêmios de jornalismo

27 de maio de 2019

O Sinpro Minas esteve em destaque na 11ª edição do Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público, organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG). A cerimônia de premiação ocorreu nessa sexta-feira (24/5), na Casa do Jornalista, em Belo Horizonte.

O Sindicato dos Professores ganhou quatro premiações. Na categoria TV, o Extra-Classe conquistou o 1º e o 3º lugares, com os programas sobre a intervenção militar no Rio de Janeiro e os 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) (clique aqui e aqui para assistir aos dois programas acerca do SUS).

Há dez anos no ar, o Extra-Classe já recebeu oito prêmios de jornalismo.

Na categoria Assessoria de Imprensa, as reportagens Golpe misógino – Retirada de direitos e políticas retrógradas aumentam a desigualdade de gênero, feita pela jornalista Nanci Alves, e A solidão sentida na pele: afetividade e relacionamentos interraciais na pauta no feminismo negro, da jornalista Débora Junqueira, conquistaram o 1º e o 2º lugares, respectivamente.

Ambas as reportagens foram veiculadas na revista Elas por Elas, publicação de gênero do Sinpro Minas (clique aqui para acessá-la).

“É com muita alegria que recebemos estes prêmios. Como todos sabemos, no jornalismo, todo trabalho é coletivo. Por isso, agradeço a cada um desta equipe e a todos do Sinpro Minas por permanecerem firmes na luta e por manterem, mesmo com todos os ataques ao movimento sindical, estes espaços de comunicação onde podemos expressar as inquietações, os sonhos e demarcar nossa posição de defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo brasileiro”, destacou a jornalista Nanci Alves.

Para o diretor do Sinpro Minas Aerton Silva, os prêmios são um reconhecimento do trabalho que o sindicato desenvolve na área da comunicação. “A diretoria do Sinpro Minas parte do princípio de que é fundamental dialogar não somente com a categoria, mas com toda a classe trabalhadora, com toda a sociedade. E esse diálogo torna-se ainda mais importante no momento em que estamos vivendo, de fortes ataques aos direitos sociais, aos trabalhadores, à educação, aos professores, à aposentadoria. Por isso, essa premiação fortalece a nossa luta em defesa de uma sociedade mais justa, por meio de uma comunicação que mostre outras visões sobre a nossa realidade”, ressaltou Aerton Silva.

Délio Rocha
Promovido desde 2007, o prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público visa estimular, divulgar e prestigiar os trabalhos de interesse público produzidos pelos jornalistas mineiros. Nessa última edição, foram centenas de trabalhos inscritos em seis categorias (impresso e internet, televisão, rádio, estudante, assessoria de imprensa e fotografia).

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha