Notícias

Sinpro Minas solidariza-se com estudantes agredidos em audiência

23 de maio de 2019

Por meio desta nota, o Sinpro Minas solidariza-se com os estudantes Marianna Dias e Pedro Gorki, presidentes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira de Estudantes (UBES). Ambos foram agredidos verbalmente por parlamentares bolsonaristas e impedidos de se manifestar durante audiência pública nessa quarta-feira (22/5), na Câmara dos Deputados.

Seguranças da Casa também retiraram os estudantes do local com violência. A audiência, com a presença do ministro da Educação Abraham Weintraub, debatia o corte de recursos no setor.

Trata-se de uma postura inadmissível em um ambiente que representa o povo brasileiro e que deve se pautar pela ampla participação dos cidadãos e pelo discussão plural dos grandes temas nacionais. Representa também uma afronta a todos os estudantes brasileiros.

Além disso, a atitude dos parlamentares governistas, entre eles os deputados Waldir Soares (PSL), Éder Mauro (PSD) e Dayane Pimentel (PSL), revela um modo de agir recorrente na base bolsonarista: o uso da truculência para tentar abafar opiniões divergentes.

É uma prática incompatível com o decoro parlamentar, que merece o repúdio de todos aqueles que prezam pelo respeito às regras de convivência e pelo debate democrático.

Dessa forma, reafirmamos a nossa solidariedade aos estudantes Marianna Dias e Pedro Gorki e o forte repúdio aos parlamentares que agiram de forma truculenta, e esperamos que a Câmara dos Deputados, por meio de sua mesa diretora, tome as medidas cabíveis para que tais atitudes não prosperem no ambiente.

Reiteramos, ainda, o nosso total apoio ao ato nacional pela educação e contra a reforma da Previdência, convocado pelo movimento estudantil para o dia 30 de maio.

Foto: Maiakovski Pinheiro/Jornalistas Livres

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha