Notícias

Técnico de línguas da Cultura Inglesa é enquadrado como professor

18 de junho de 2015

O site do Tribunal Superior do Trabalho (TST) deu destaque ontem (16) a uma grande vitória para os trabalhadores da educação privada: a Segunda Turma do TST proveu recurso de um técnico de línguas da Associação Cultura Inglesa de São Paulo e o enquadrou como professor. O processo retornará à Vara do Trabalho de origem para que a ação seja novamente julgada com base na premissa de que são aplicáveis ao caso as normas coletivas da categoria.

Segundo a matéria do tribunal, o profissional foi admitido em março de 2002 para ministrar aulas de inglês, com a função de técnico de línguas registrada na carteira de trabalho. Ele alegou que, nos oito anos e meio em que atuou na Cultura Inglesa, lecionou em diversas unidades, inclusive em instituições de ensino fundamental conveniadas, ensinando a língua estrangeira para alunos da quinta a oitava série. Na reclamação trabalhista, pediu o reconhecimento de sua função de professor e o pagamento de diversas verbas com base nas normas da categoria.

A relatora do recurso no TST, ministra Delaíde Miranda Arantes, entendeu que a falta de habilitação e registro no MEC não impede o reconhecimento do exercício de professor. Estando demonstrado que as atividades eram típicas de docente, a ministra afirmou que se aplica, ao caso, o princípio da primazia da realidade. Ela citou que a Subseção 1 Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) já firmou entendimento de que, independentemente do título sob o qual o profissional foi contratado – professor, instrutor ou técnico -, é a realidade do contrato de trabalho que define a função de magistério.

A decisão foi unânime. Também por unanimidade, a Turma rejeitou embargos declaratórios opostos pela Cultura Inglesa contra a decisão. Para o coordenador da Secretaria de Assuntos Jurídicos da Contee, João Batista da Silveira, essa é uma decisão de suma importância para a Confederação e as entidades de sua base. “É uma prática nefasta e cotidiana dos proprietários de cursos de idiomas, que temos combatido sem trégua. Para evitar o pagamento do piso estabelecido nos instrumentos normativos conquistados com muita luta pelos sindicatos de professores ou de trabalhadores em estabelecimentos de ensino, o empregador, ao contratar o professor, registra em sua carteira qualquer função, aqui neste caso, o de ‘técnico de línguas’ em vez de professor”, denuncia.

“Nomes não faltam para tentar substituir a função do professor. Agente ou instrutor de conversação, técnico de ensino, auxiliar de ensino, e tantos outros. Com essa prática, o professor terá o seu salário diminuído, visto que, normalmente, nas convenções coletivas de trabalho, além do valor da aula ministrada, compõe a remuneração, dentre outras, parcelas como adicional por aluno e o tempo de trabalho para preparação de aula e correção de exercício e prova. Decisão como esta é muito bem vinda, ainda mais quando por unanimidade!”

Fonte: Contee, com informações do TST

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha