TV Contee: Luta em defesa da vida

Colégio estadual Instituto de Educação do Paraná - Escola especial - Ensino de habilidades especiais - sala de aula - quadra esportiva do Instituto de Educação - quadro negro - sala de aula vazia - evasão escolar - vitral e escadaria do instituto educação.

Trabalhadores e trabalhadoras em educação do setor privado têm enfrentado uma árdua luta pela vida. De um lado, o aumento do volume de trabalho remoto acompanhado, paradoxalmente, por reduções salariais, precarização e demissões. De outro, a pressão de governos e empresários de educação pelo retorno das aulas presenciais sem que a pandemia da Covid-19 esteja sob controle e sem que haja a segurança sanitária necessária para a reabertura, o que representa um risco à saúde não apenas de professores e técnicos administrativos, mas de estudantes, seus familiares, de usuários do transporte público e de toda uma gama de relações que se fundam a partir do funcionamento de uma escola.

Na semana passada, a TV Contee conversou com Oswaldo Teles, presidente do Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro e coordenador da Secretaria de Organização Sindical da Confederação, com Celso Napolitano, presidente da Federação dos Professores do Estado de São Paulo, e com Valéria Morato, presidenta do Sindicato dos Professores de Minas Gerais. Confira um pouco dessa luta: