Violência contra a mulher em debate no Sinpro Minas

Na tarde dessa quarta-feira, 9 de maio, diversas mulheres estiveram presentes na palestra sobre “Gênero, Violências e Feminicídios: acolhimento e diagnóstico de mulheres em situação de violência”, organizada pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Subsecretaria de Políticas para as mulheres), em parceria com a Rede Estadual de Enfrentamento à Violência contra a mulher e Sinpro Minas.  Integrantes do Fórum Estadual das Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais, da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e representantes das mulheres rurais também participaram fortalecendo a formação e troca sobre as questões de gênero.

A presidenta do Sinpro Minas, Valéria Morato, deu as boas vindas a todas mulheres presentes, ressaltando o quanto é importante para o Sindicato fazer parte desses espaços de luta. Além disso, destacou que vivemos um cenário político com graves retiradas de direitos, como por exemplo com a reforma trabalhista e da previdência. Nesse cenário, as mulheres são as mais prejudicadas, como reflexo de uma sociedade ainda repleta de desigualdades. Para Valéria, é necessária reacender a consciência sobre a luta de classes e somar forças na luta contra todas as opressões, inclusive as de gênero.

A palestra, realizada no auditório do Sinpro, foi ministrada pela pesquisadoras Stela Nazareth Meneghel e Elizabeth Maria Fleury, organizadoras do Dicionário Feminino da Infâmia, obra que traz um amplo panorama dos conceitos recorrentes na pauta feminista e das mulheres, também apresentando temas e significados em sua dimensão histórica, política e social.

Para Terezinha Avelar, diretora do Sinpro Minas e coordenadora da Rede Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, é muito importante construir espaços para debater o feminicídio. Terezinha também reafirmou o papel do Sindicato, sobretudo por ter uma categoria majoritariamente feminina, com 70% de mulheres. “Esses espaços são essenciais pra trazer essa reflexão para a categoria e também para todas e todos que compõe o Sindicato . Hoje mesmo tivemos muitas/os funcionárias/as participando, isso faz com que a gente traga pro bojo da discussão essas questões que são tão urgentes na desconstrução do patriarcado”, ressaltou.

1. Importantįssimo abrir espaços para este debate, principalmente, num Sindicato cuja maioria da categoria é composta por mulheres. Ainda são muito grandes os desafios apresentados nesta luta. Portanto estão de parabéns as organizadoras, Valéria Morato, Presidente do Sinprominas, TTAvelar, Coordenadora da Rede de Enfrentamento À Violência Contra a Mulher, as Palestrantes, e às mulheres que estiveram presentes.