Rádio Sinpro Minas

Escute a rádio Sinpro Minas - AO VIVO
Brigitte+Marie+Claude+Macron+City+Aachen+Awards+uvA3dBFOTGjl

Cidadãs do mundo: chega de críticas machistas

A antropóloga francesa Verónique Durand inicia o programa se solidarizando com as vítimas, e seus familiares, do crime da Vale em Brumadinho, pedindo também justiça e providências para que tragédias como estas nunca mais aconteçam.

Em seguida, Verónique nos chama a atenção para a postura machista que persiste em todo o mundo no que diz respeito às desnecessárias críticas feitas às mulheres que ocupam cargos políticos. Antes de criticar o trabalho, as críticas são sempre quanto ao corpo das mulheres, roupas, idade, sobre sua vida pessoal - muito diferente das críticas feitas aos políticos, que em geral, são sobre o trabalho dos mesmos.

Ela cita alguns casos da frança como o da Brigitte Marie (foto),esposa do presidente Emmanuel Macron, que recebe críticas por ser  25 anos mais velha do que ele. A antropóloga nos lembra também de Dilma Rousseff que foi várias vezes criticada por suas roupas ou corte de cabelo etc. Ela nos alerta para a necessidade de mudança do olhar de todos e todas, pois assim como o homem, a mulher tem o mesmo direito de envelhecer, de engordar, de se casar com alguém mais velho ou mais novo, de deixar os cabelos brancos e de se vestir como se sente bem. Chega de críticas pessoais. Este comportamento machista reforça a violência contra a mulher.

Comentários (0)

Deixe um comentário