Escute a rádio Sinpro Minas - AO VIVO
trabalhadores sebastião salgado

Congresso do Movimento Negro Unificado começa hoje

Neste final de semana, será realizado em Brasília o Congresso Nacional do Movimento Negro Unificado (MNU) com a participação de mais de 200 lideranças, representantes do MNU, de 11 estados e do Distrito Federal.

Com o tema “Rumo aos 40 anos de empoderamento de negras e negros – Lélia é nossa!”, o grande desafio do MNU, maior entidade de defesa e empoderamento do povo negro da América Latina, será construir, durante o Congresso, novas estratégias para enfrentar as desigualdades raciais, o racismo e a violência vivenciados diariamente pelas negras e negros brasileiros.

De acordo com a liderança sindical José Carlos (sindieletro) é grande a expectativa do Congresso quando serão discutidos temas como o atual cenário político, no qual o governo investe em reformas prejudiciais aos trabalhadores e, em especial às mulheres e, sobretudo às mulheres negras e ainda os inúmeros e constantes ataques aos direitos do povo negro como o desrespeito à religião, a toda cultura. “No Brasil, o racismo e a violência deixam o saldo de 30 mil jovens negros exterminados por ano. Além disso, estamos aquém também no mercado de trabalho. É preciso buscar energia para este enfrentamento onde todos e todas devem se unir”, afirma.