Escute a rádio Sinpro Minas - AO VIVO
Belo Horizonte, 16.11.06Laboratorios da FUNED (Fundacao Ezequiel Dias)Foto: Leo Drumond / Agencia Nitro

Cortes na Ciência e Tecnologia impedem a pesquisa no Brasil

Após passar por um período de expansão do número de vagas e de investimentos no ensino superior e na pesquisa científica e tecnológica, o Brasil enfrenta um período de estagnação e encolhimento na educação.

No ensino superior, as matrículas, que pularam de 5,1 milhões, em 2009, para cerca de 8 milhões, em 2015, seguem sem avanço. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que chegou a ter 663,3 mil contratos em 2014, registrou 203,5 mil em 2016. Na área de Ciência e Tecnologia, o governo federal cortou 44% do orçamento de 2017. O montante equivale a R$ 2,2 bilhões, o que faz com que o recurso disponível corresponda a 1/4 do de 2013.

Nesta entrevista, o professor da Universidade Federal de Viçosa e engenheiro agrônomo, Luciano Rezende, fala sobre da importância da ciência no desenvolvimento e soberania nacional; a gravidade dos cortes nos recursos destinados ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o fim das bolsas para graduandos no programa Ciência sem Fronteiras etc.

Assista também o programa Extra Classe, produzindo pelo Sinpro Minas e veiculado pela Rede Minas, sobre Ciência e Tecnologia.  Assista aqui.