Escute a rádio Sinpro Minas - AO VIVO
CarteiraTrabalho

Ministros do TST preocupados com a proposta de reforma trabalhista

Em visita ao Sinpro Minas, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho José Roberto Freire Pimenta fala dos riscos das propostas da reforma trabalhista. Ele afirma que é uma grande preocupação, pois traz graves perdas, com medidas drásticas que foram aprovadas sem nenhuma discussão com a sociedade. "Ao contrário do que foi dito pela grande mídia e pelo governo federal, as mudanças não vão criar novos empregos, não vão modernizar as relações  trabalhistas  e só vão diminuir os direitos dos trabalhadores. Os últimos avanços da jurisprudência do TST e da justiça do trabalho estão sendo todos cancelados por vários pontos destas reformas",  afirma o ministro ao destacar  os riscos também das mudanças processuais (que dificultam o o acesso `a Justiça e impedem  a ação dos  sindicatos) que visam  enfraquecer a luta dos trabalhadores. Os ministros encaminharam um documento, ao Senado, pedindo que a matéria não  fosse  analisada em regime de urgência - o que não teve sucesso. Ele finaliza dizendo que se esta proposta da reforma passar,  vai aprofundar a crise no Brasil: "o que cria emprego é desenvolvido econômico, não é a Justiça e nem o direito do trabalho que vai criar ou impedir a criação de empregos".

Ministros do TST pedem mudanças na proposta de reforma trabalhista