Rádio Sinpro Minas

Escute a rádio Sinpro Minas - AO VIVO
Rosa-Branca-beneficios

Quintais, Terreiros e Quilombos: tratamento com banhos

Os banhos de ervas curativas ou embelezadoras são usados desde a antiguidade. Geral ou parcial, esses banhos sempre auxiliam o processo de restabelecimento. Sobre este tema fala a engenheira florestal, Ângela Gomes, que dá também dicas sobre como fazer alguns banhos curativos.

O banho feminino, de rosa branca, tem propriedade anti-inflamatória e antibiótica. Ele é curativo físico e espiritualmente falando. Tradicionalmente, as mulheres tomavam banho de assento de seis em seis meses para evitar infeções urinárias.

Receitas:

Chá de rosa branca

Um punhado de rosa num litro de água; assim que ferver, desliga o fogo, abafa por 5 minutos e coloca uma colher de vinagre de maça. Quando esfriar, jogue da cabeça aos pés, depois do banho comum, ou faça banho de assento.

Chá para inchaço dos pés e tornozelos devido ao reumatismo

Duas xícaras de folhas de eucalipto, ½ xícara de orégano, 2 xícaras de cebola picada, 2 xícaras de broto de pinheiro, 2 litros de água fervendo e uma xícara de sal grosso. Junte, na água,  o eucalipto, o orégano e o broto de pinheiro e deixe ferver por dois minutos. Desligue o fogo, acrescente a cebola e o sal grosso e mais 2 a 3 litros de água.  Um banho localizado, apenas para a parte inchada. Permaneça com os pés  dentro desse chá, de 30 minutos a uma hora.

Comentários (0)

Deixe um comentário