Escute a rádio Sinpro Minas - AO VIVO
minas-gerais-mapa

Temos História: abrangência do sindicato

O diretor do Sinpro Minas,  Newtinho de Souza, inicia uma nova  série de programa sobre conquistas importantes para a categoria. Nesta edição, o tema é a segunda cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho - a abrangência do sindicato. Hoje, o Sinpro Minas  representa todos/as  os/as  professores/as do setor privado  de Minas Gerais (exceto os de Juiz de Fora, que tem seu próprio sindicato),  mas nem sempre foi assim. Até 1941,  eram apenas os professores/as primários e secundários de Belo Horizonte.  Só em 1956 se estendeu para a base de todo o Estado e, em 1971,  foram incorporados os professores da educação infantil e do ensino superior; depois,  os/as que ministram aula também em cursos livres, EJA, supletivos, pré-vestibular, educação profissional etc.  A  luta hoje  é para incluir também os professores do ensino a distância (EaD)  que ainda não estão contemplados/as  nesta cláusula de abrangência.