Escute a rádio Sinpro Minas - AO VIVO
Greve1987

Temos História: greve de 1987

Após as greves de 1959 e 1966, só em 1987, após o período da ditadura, teve outra greve dos professores e professoras do ensino privado, em Minas Gerais. Em 1987, o governo Sarney, com inflação altíssima, estabeleceu a política do gatilho, ou seja, toda vez que a inflação ultrapassasse 20%, este índice seria aplicado ao salário. Porém, como as escolas não podiam aumentar a mensalidade em períodos tão curtos, o Sinpro negociou com o sindicato patronal que no primeiro semestre não seria aplicado o gatilho. E, em julho, seria feita a correção do semestre no salários. Porém, como o Sinep/MG não cumpriu o acordo, houve a greve de 17 dias, chegando ao dissídio coletivo. A Justiça deu ganho de causa ao Sinpro e o sindicato patronal teve que pagar os 144,88% no salário, correspondente à inflação do sem estre.