Notícias

Sinpro Minas apoia luta pela manutenção da maternidade Leonina Leonor

1 de fevereiro de 2021

Por defender a saúde pública e de qualidade para todos, o Sinpro Minas manifesta apoio à luta das mulheres pela manutenção da Maternidade Leonina Leonor, localizada na região norte de Belo Horizonte.
Nesse sábado (30), manifestantes do movimento “Leonina Leonor é nossa” deram um abraço simbólico à unidade de saúde, que está pronta desde 2009, mas nunca recebeu pacientes.
Elas pressionam a prefeitura para que o espaço seja reformado e funcione como maternidade, dentro do princípio do parto humanizado – como estava previsto desde a sua fundação.
Na semana passada, ao fazer uma vistoria no local, integrantes do movimento foram surpreendidos por obras feitas pela administração municipal que estão desmontando a estrutura hospitalar. Todas as banheiras das salas de parto foram retiradas e destruídas. De acordo com a prefeitura, a capital não precisaria de outra maternidade.
A decisão do executivo municipal representa uma afronta à luta das mulheres pelo parto humanizado e desrespeita a posição do próprio Conselho Municipal de Saúde, que denunciou a atitude ao Ministério Público e pediu a imediata paralisação das obras.
O assunto também será discutido na primeira reunião deste ano do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), atualmente presidido pela professora e diretora do Sinpro Minas Terezinha Avelar. A reunião está agendada para o dia 9 de fevereiro.
A saúde pública é um tema frequentemente discutido pela diretoria do sindicato. Em 2018, a reportagem de capa da revista Elas por Elas, publicação de gênero do Sinpro Minas, abordou a assistência humanizada pelo SUS. O texto apresentou as dificuldades enfrentadas pela maternidade Sofia Feldman para garantir os atendimentos, diante do corte de verbas por parte do governo federal.
Na avaliação do Sinpro Minas, o desenvolvimento socioeconômico está estruturalmente vinculado à oferta de um sistema de saúde público, de qualidade, gratuito e para todos. Na atual crise econômica e sanitária, isso se tornou ainda mais evidente.
Dessa forma, o Sinpro Minas reafirma o seu apoio à luta do movimento “Leonina Leonor é nossa” para que a maternidade seja mantida e aberta e espera que a prefeitura tenha sensibilidade e reveja a equivocada decisão de desconstruir uma unidade de saúde pública destinada ao parto humanizado na capital.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha